terça-feira, 27 de abril de 2010

Os personagens do bairro

Eu lembro um belo texto do Ferreira Gullar que li faz tempo no qual ele escreveu que embora moremos em uma grande cidade, é no bairro que concentramos nossas atividades do cotidiano. É aqui nossa casa, a rua, a padaria, a praça, a escola, o correio, a banca de jornal, os bazares, lojas e tantos outros pontos por onde circulamos e vamos construindo relações com os personagens do bairro. É aqui que passo o maior tempo da minha vida.

Todo lugar tem seus personagens. Hoje pela manhã encontrei uma especial e instantaneamente minha mente fez os links com o texto do Gullar e com outras pessoas. Ela é a vó, não a minha, mas chamo-a assim. É avó de um amigo da família e ela adora andar e viajar. Eu a encontro sempre pelo bairro. Às vezes está vindo da missa na Matriz, de outro bairro, de São Paulo ou chegando de uma de suas viagens. Admiro sua vitalidade e energia de viver. É mesmo um exemplo. Sempre atenta, entusiasmada, carinhosa e com uma palavra e vibração positiva para transmitir.

Na mesma rua que ela mora e na mesma casa que já morei há tempos atrás tinha outra vó. Essa se mudou faz cerca de 1 ano. Todos a conhecem como 10 centavim. Isso porque todos que passavam por ela eram informados de que ela não tinha 10 centavim para comprar o leite para a filha. Certa vez vieram me dizer que era para comprar vinho. Seja como for, nunca em muitos anos que a encontrei praticamente todos os dias, encontrei-a alterada ou soube de algum acontecimento. E, vinho com moderação faz bem ao coração. Ela tem uma neta que é uma mulher adorável e uma excelente profissional de beleza que sempre a repreendeu por esse hábito. Conheço sua mãe e admiro sua bondade e amor pela família. É uma mulher de fé que freqüenta a igreja onde casei. E hoje ao ver a vó do meu amigo, lembrei da vó dos 10 centavim. Espero que ela esteja com saúde e feliz no novo bairro da cidade que está morando.

No domingo, dia da feira, é dia de encontrar muitas pessoas. Se for acompanhada de minha mãe então, demora para voltar pra casa. Até ela trocar figurinhas dos sonhos para decifrar o bicho e outros assuntos mais, a manhã corre. A feira é mesmo um local de cores, sabores e encontros. E o melhor pastel da cidade está na banca dos japoneses da feira da Analice Sakatauskas. É uma excelente pedida com caldo de cana. E tem também o casal do Rio Grande do Norte que vende tapiocas e delícias de milho. E, claro, a banca da batata com o pai e filho atenciosos é sempre uma parada obrigatória. Quantos personagens na feira, no bairro, na cidade, na vida.Esse é meu irmão Henrique. Ele é também um personagem do bairro e tem a inteligência e ousadia de escrever as histórias em um Blog diferenciado: cada post, uma surpresa. Leia e indique o castelo de palavras mais criativo e divertido que conheço

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Professor Aprendiz

Cada indivíduo tem sua forma de estudar e no decorrer de nossa jornada estudamos de diversas maneiras e cada uma tem sua contribuição na nossa formação profissional e pessoal. A escola da vida é uma rede e cada teia tem seu valor e personagem ou personagens que moldam essa conexão.

Em todo esse processo encontra-se a figura do professor. Os Mestres com o incrível brilho no olhar revelando um espírito Aprendiz ficaram registrados no meu livro e estarão marcando sua presença eterna no meu espaço. É o que chamo de Professor Aprendiz que nos estimulava e continua a nos estimular a questionar, a desvendar as entrelinhas, a observar por diferentes ângulos, a enxergar além do óbvio e, principalmente, a fazer nossa própria releitura filtrando as relevâncias.

São professores que ouviam, respeitavam as diferenças, compartilhavam conosco suas experiências e exercitavam o feedback, aquele importante retorno que nos faz agradecer, refletir e melhorar. E por falar em melhor, hoje ao ler um e-mail enviado por uma amiga que é também merecedora do título de Professora Aprendiz, lembrei de professores especiais que conheci e convivi em diferentes momentos.

Da tradicional fase da Escola que vai do pré até o ensino médio, lembro de dois. Da faculdade são quatro eleitos e cada um muito divergente do outro. Tem os professores da família que nos ensinam com seu legado, sua força, seu amor, fé e que somado constitui a base na nossa estrutura. E aqui minha mãe, meu pai, meus avós e permanentemente minhas filhas são eternos professores.

E, claro, os amigos. Nossos irmãos que escolhemos. Anjos guiados pela Sincronicidade. Aqueles verdadeiros que contamos nos dedos de uma única mão. Quem enviou esta mensagem que inspirou essas palavras é uma delas. E é admirável sua busca por diversos conhecimentos e a generosidade com que compartilha com as pessoas as informações, sensações, intuições e suas percepções com tom alegre, motivador, investigativo e profundo.

Fatyma de Moraes é uma Professora Aprendiz com sua essência iluminada pela sede de sabedoria.Que eu possa aprender cada vez mais com meus Professores Aprendizes a me tornar um ser humano cada dia melhor. Obrigada Mestres Iluminados!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Permita-se voar e descubra seus céus

Não há apenas um céu. Não há apenas uma estrada. Não há apenas um horizonte. O universo nos premiou com uma rica diversidade de oportunidades, cenários, lugares, pessoas e com um mundo maravilhoso que habita em nosso interior.

Aceite o desafio de voar e conhecer seus céus. Eles podem ser tão iluminados como um dia de Sol brilhante e céu vasto e azul. A luz está em você e quando você acender a faísca ela ganhará impulso e, cada vez que você a alimentar, ela se expandirá.

Voe com delicadas asas de borboletas, com a velocidade do beija-flor, com o olhar da águia, com o canto mais suave dos pássaros, voe com sua essência. O som universal pulsa em você.

Amplie suas asas de conhecimento e verá que cada vôo é um passo para outro mais elevado. Quem inicia a voar nunca mais desiste de vencer desafios porque reconhece sua força para seguir adiante.

Sinta a fragrância do vento e liberte suas asas. O vôo é uma trilha para o mágico e fantástico céu da liberdade! O presente de aniversário da minha filha Bruna - Vôo em Boituva-SP

terça-feira, 6 de abril de 2010

Março Turbinado

Hoje já é dia 06/04 e esta postagem está atrasada. É que a última semana de março foi muito corrida e logo depois veio o feriado da Páscoa. Ufa! O mês terminou mesmo movimentado. Março é sempre especial na minha vida. É o mês do meu aniversário, da renovação do meu ciclo, de uma nova estação. Minha mãe, vó, tia, primos, amigos, piscianos, arianos, personagens da minha vida.

Março foi um ótimo mês nos negócios com resoluções importantes para seqüenciar o ritmo de um novo tempo com a chegada do outono na Marcos Turbo. Em abril temos promoções imperdíveis de turbinas, troca de conjunto rotativo e serviço de recondicionamento de variados modelos de turbinas. É só ficar atento nos posts do Blog Marcos Turbo e nos produtos e serviços da Loja Virtual. E por falar em blogar, João Pessoa encerrou a série de cinco belas capitais nordestinas no Blog Cidades Turbinadas e iniciamos a série Centro-Oeste desembarcando no estado de Goiás.

Março é sempre lembrado por ser o mês das mulheres que são multicoloridas, multiplicadoras, criativas, empreendedoras, ousadas, suaves, investidoras, inovadoras, sensíveis, intuitivas, amáveis, felinas e femininas por essência. Mulheres que desfilam suas singulares diferenças na história de todos os tempos. A Escola das Deusas é um exemplo da diversidade e da potencialidade de toda mulher para conquistar seus sonhos e imprimir sua beleza e sabedoria no livro da vida. Na edição de março fizemos uma viagem pela rede de conexões presentes na Parte e no Todo, por essa unidade cósmica da natureza criadora infinita e sagrada.

E o vento do outono chegou em março marcando o inicio de um novo ciclo, de uma nova vibração que convida cada pessoa a construir a jornada da estação outono de 2010. O primeiro trimestre do ano já aconteceu. E fazendo um zoom por todo o mês observo que março foi tremendamente produtivo. Minha gratidão por tudo que consegui conquistar. Cada passo vitorioso é uma dádiva para seguir adiante com mais entusiasmo e motivação. Não perca o foco dos seus objetivos. Como anda a programação de suas metas firmadas na virada de 2009? O tempo é precioso e você é responsável pela gestão do seu tempo.

Comecei a leitura do meu 4º livro do ano em março e estou adorando a viagem pelo universo dos chakras. A importância do equilíbrio é vital para a saúde integral do ser humano e esse livro veio para reforçar minha meta de priorizar o equilíbrio do meu cotidiano. Não é fácil, é desafiante, exige disciplina, persistência e determinação para conseguir os benéficos resultados que a harmonia promove na qualidade de vida. Investir na sua ascensão é prioridade máxima.

Março de 2010 com seus 31 dias, obrigada por tudo que realizei, pelas alegrias, tristezas, raivas, perdão, lições, orações, tudo é uma forma de aprender e cada passo é uma etapa da caminhada. O tesouro está no trajeto. O topo é o portal para uma nova passagem, um recomeço, uma renovação. Podemos nascer muitas vezes e essa é a lição mais forte da Páscoa. A vida é um ciclo perene como as estações do ano, os equinócios, os solstícios e todo processo de criação inspira crescimento evolutivo.

E já que estamos em abril, o mês terá um destaque especial em minha agenda. Participarei de um evento que acontecerá no dia 16/04/2010 em São Paulo no qual o Esppaço Alpha receberá o prêmio de Empresa Brasileira do Ano juntamente com outras empresas. Esse prêmio será concedido pela LAQI - Latin American Quality Institute. Será uma oportunidade ímpar para conhecer as atividades da LAQI e de todas as empresas premiadas. Sem contar que a programação da conferência abordará temas excelentes: Estratégia & RES– Responsabilidade Social Empresarial, Marketing & Benchamarking, Qualidade Total e Coaching Motivacional.

Bem vindo abril que já está conosco! Vamos viver o presente de cada dia, de cada semana e construir um mês de sucesso! Um presente eterno e sagrado: Minha linda e abençoada família

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...