quarta-feira, 29 de abril de 2015

Viagem minha terra

Visitar minha família no local onde nasci é uma celebração. Celebrar a alegria de rever entes queridos é uma bênção. O sertão mora em meu coração e quando visito minha terra fortaleço meu espírito com conexão refinada.

Ouvir os causos do meu avô e sua risada doce e autêntica, sentir seu abraço carinhoso.

Observar minha vozinha rezando a missa e o terço traz uma paz imensa.

Sentir o cheiro da cozinha exalando do fogão a lenha e os passos da minha tia nos cuidados com meus avós

Ver as crianças brincando no terreiro, mangueira, na rede

Abraçar meu pai, ouvir sua risada e seu jeito único

Almoçar em Tia Maria cuscuz com feijão verde, tomar água de coco e rir muito com Tio Berto

Receber o carinho de minhas tias e primos

Brincar com meus sobrinhos e abraçar meu irmão

Contemplar o nascer do sol e abraçar a claridade inundando o horizonte

E que crepúsculo sensacional, o pôr do sol despedindo-se do dia e ver a primeira estrela enfeitar o céu...

Poucos dias com cheiro de eternidade. Eu volto assim, cheia de saudade e com muita gratidão...como diz certa música: “quem tem amor na vida tem sorte” E eu tenho muita!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Diferenças no atendimento médico

Hoje acordei com forte dor na coluna e segui logo cedo ao Pronto Socorro. Com dor, sozinha, o tempo até ser atendida parece longo. Já chegamos ao hospital numa condição debilitada quando estamos doentes. Quando fui chamada pelo médico senti alívio. Entrei no consultório e o médico nem respondeu ao meu cumprimento de bom dia. Já perguntou o que estava sentindo. Depois de falar, sem examinar nada, ele já estendeu a ficha e disse: “é só levar para medicação”. Saí dali com direção a sala de medicação com a sensação de que aquele profissional não estava contente em estar ali naquela manhã para atender os pacientes. Não precisa ser dócil depois de um domingo de Páscoa, no entanto, um mínimo de educação e atenção ao paciente é fundamental no atendimento hospitalar e em outras atividades.

Felizmente a enfermeira que aplicou a medicação foi atenciosa. Já não é agradável ir ao hospital e quando recebemos um atendimento assim, temos vontade de nunca mais retornar. Infelizmente é recorrente ouvir relatos de atendimento ruim em hospitais e consultórios. É fácil identificar quem exerce a profissão com amor e quem está ali pelo salário ou sei lá qual motivação. Eu passo meus filhos pequenos por uma pediatra que é exemplar e cada atendimento amplia minha admiração pela sua dedicação em atender bem. E cada vez que vou ao Pronto Socorro e me deparo com um atendimento como o de hoje, acredito cada vez mais que fazer o que ama faz toda diferença na sua vida e também na vida das pessoas com as quais se relaciona.

Novo Pronto Socorro Jd D´Abril - Crédito imagem: Site Prefeitura Osasco

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...