Duas palavras que encontramos entrelaçadas em diferentes situações. Excesso gera desperdício em distintos sentidos. Selecione um caso de excesso ou desperdício e veja como as duas palavras caminham juntas. Duas palavras citadas em uma recente e produtiva conversa. Mães compartilham muitos temas nos mais variados lugares. Dessa vez foi no parque lá do condomínio. Enquanto os pequenos brincam aproveitamos para dialogar. E quando há sintonia o papo rende. E foi a primeira vez que conversamos.
Ouvi com atenção a história da sua mudança de cidade que gerou uma mudança de postura. Ela morava em uma casa 3 vezes maior que a atual em uma cidade do interior paulista. Teve que organizar a mudança em 1 semana para uma nova etapa de trabalho do seu marido. No dia de mudar percebeu quanta coisa tinha em casa sem uso. Sempre que ia ao mercado ou outro local, comprava alguma louça ou item de decoração. Perdeu a conta de quantas toalhas tinha, além de outros objetos mencionados. Estimou um número x de caixas e a empresa teve que providenciar com urgência um número bem maior. E as horas do dia corriam. Ela disse que olhou o relógio e aquele volume de caixas já empacotadas e outras tantas para empacotar e disse: “chega, não empacote mais nada”.
A esposa de um dos ajudantes do caminhão estava para ganhar bebê ganhou o quarto e carrinho. Diversos brinquedos que ainda estavam na caixa foram doados. E muitas outras coisas da casa também foram doadas. Com entusiasmo ela falou como a mudança de cidade e casa a fez mudar de atitude:
”Eliminei o excesso, fiquei apenas com o que utilizo e parei de desperdiçar dinheiro e tempo comprando coisas que nem sequer usava. Disse para minha mãe: parei com isso mãe”
Com disciplina e consciência evitamos muitos excessos e desperdícios. Um exemplo simples, minhas amigas sabem como não sou nada prendada na cozinha, no entanto, como desperdiçar alimentos me incomoda, estou tentando aprender a utilizar medidas e não é que faz 2 semanas que ando acertando a quantidade certa do arroz para 1 refeição. É prática, tentativa, aprimoramento. E por falar em amizade, lembro com alegria da minha amiga Z citando a seleção que fez em seu guarda-roupa quando ela mudou. Ficaram peças selecionadas.
O que não utilizamos pode ser muito útil para outra pessoa. Roupas, brinquedos e outros objetos que ficam parados, tornam-se pesados, é excesso de bagagem e energia desperdiçada. O ano tem 4 quatros estações. Na passagem de cada uma delas já fiz minha programação da limpeza da estação que termina para abertura de um novo ciclo. Um ritual para exercitar MENOS excessos e desperdícios e cada vez MAIS leveza.
O mar com toda sua grandeza nos ensina a simplicidade do ciclo de ir e vir das ondas
A arte de relacionar-se é um desafio e uma bênção que me permite aprender e ensinar com os personagens que fazem parte dos capítulos de minha história. E ainda há muito para escrever ...para trocar experiências com os irmãos que habitam o cenário de minha existência...afinal... cada amanhacer é uma dádiva...todo crespúsculo é uma passagem...e a noite as sombras nos faz enxergar a luz do ciclo que se completa e se renova dia a dia.
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Sabor amizade
Já são 24 anos que moro em São Paulo. Hoje, refletindo sobre a alegria do encontro do último sábado com amigas que, assim como eu, nasceram na Serra do Araripe, veio à recordação de um trabalho que fiz na faculdade com o tema sertão e da fala da professora ao me parabenizar pela criatividade do conteúdo. A Celestine acrescentou por escrito ao lado da nota: “fiquei emocionada em perceber o orgulho que tens de suas raízes e da poesia em suas letras que retratam um pedaço de sua história que agora faz parte da minha também”. Sim, um dos meus grandes aprendizados é valorizar minha essência. E pense em quantas veredas enlaçadas há nesse sertão que ultrapassa fronteiras. O amor ao sertão é fortalecido com laços perenes com gente da minha terra, minha família e amigos.
Eu amo São Paulo e fico imensamente feliz em encontrar amigas da infância que também moram por aqui. Lembro-me de nossa turma com carinho, algumas ficaram por lá, outras fincaram morada em outras cidades, cada uma seguindo seu caminho e construindo sua estrada. É sempre uma grande alegria quando encontro algumas amigas que estão por aqui para nos divertimos com as lembranças de nossa terra e compartilhar nossas experiências. São especiais encontros com sabor de amizade e cheiro de vida.
E por falar em sabor, a gastronomia é enfeite especial. Rapadura, baião, farofa, galinha, raizada e a grande surpresa Cajuína, que delícias. Obrigada pelo almoço, companhias, sorrisos...
Amizade com sabor ESPECIAL.Porque tudo que é especial faz diferença em nossa vida
Eu amo São Paulo e fico imensamente feliz em encontrar amigas da infância que também moram por aqui. Lembro-me de nossa turma com carinho, algumas ficaram por lá, outras fincaram morada em outras cidades, cada uma seguindo seu caminho e construindo sua estrada. É sempre uma grande alegria quando encontro algumas amigas que estão por aqui para nos divertimos com as lembranças de nossa terra e compartilhar nossas experiências. São especiais encontros com sabor de amizade e cheiro de vida.
E por falar em sabor, a gastronomia é enfeite especial. Rapadura, baião, farofa, galinha, raizada e a grande surpresa Cajuína, que delícias. Obrigada pelo almoço, companhias, sorrisos...
Amizade com sabor ESPECIAL.Porque tudo que é especial faz diferença em nossa vida
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Meu caçula elemento surpresa
Sim, ele é a mais linda surpresa da família. Ao saber da gravidez, com quase 3 meses de gestação, levei um susto daqueles. Fiquei tão espantada quando recebi a notícia que minha expressão de espanto impressionou meu marido que disse: Nossa, parece que está recebendo de notícia de morte e não de vida! Sim, só que realmente foi uma notícia com exclamação maiúscula. Quando soube que seria um menino, meu sonho azul, ficamos todos radiantes com essa criança que hoje completa minha tríade maternal e preenche nossa família com ainda mais energia de amor.
E que energia ele tem. É uma fera chutando com esquerda bola e tudo que vê pela frente. Nossa casa é uma bagunça alegre por todos os cantos. Esse pequeno menino com seu olhar azul esperto e seu jeito tocante de sorrir, ilumina nosso lar com sons, imagens, cenas e sensações que ampliam a certeza de que a vida caça jeito de nascer e trazer mudanças que alteram o curso de nossa história por toda eternidade.
Meu menino Rei Arthur tem uma coroa com aura luz que emana vibrações por onde passa. Sou a pessoa mais suspeita do mundo para falar e falo com convicção plena de que esse meu anjo veio para abrilhantar meu caminho com muito aprendizado. Ele todo dia inspira meus passos expressando de forma sutil: mãe, vamos lá, coragem, você ainda tem muita energia pra tocar essa jornada.
E, embora tenha dias que eu me sinta em frangalhos por conta do cansaço, ao sentir essa conexão amorosa com meu filho em diversos momentos, mas, especialmente na hora de colocar ele pra nanar, eu acredito com todo fervor que sim, eu tenho uma estrada pra trilhar e aprender que cada passo, por menor que seja, é uma grande vitória. E sinto uma gratidão enorme por este menino presente surpresa que desperta em minha alma essa chama viver, seguindo adiante cultivando o que tem de mais valor neste mundo: AMOR.
E que energia ele tem. É uma fera chutando com esquerda bola e tudo que vê pela frente. Nossa casa é uma bagunça alegre por todos os cantos. Esse pequeno menino com seu olhar azul esperto e seu jeito tocante de sorrir, ilumina nosso lar com sons, imagens, cenas e sensações que ampliam a certeza de que a vida caça jeito de nascer e trazer mudanças que alteram o curso de nossa história por toda eternidade.
Meu menino Rei Arthur tem uma coroa com aura luz que emana vibrações por onde passa. Sou a pessoa mais suspeita do mundo para falar e falo com convicção plena de que esse meu anjo veio para abrilhantar meu caminho com muito aprendizado. Ele todo dia inspira meus passos expressando de forma sutil: mãe, vamos lá, coragem, você ainda tem muita energia pra tocar essa jornada.
E, embora tenha dias que eu me sinta em frangalhos por conta do cansaço, ao sentir essa conexão amorosa com meu filho em diversos momentos, mas, especialmente na hora de colocar ele pra nanar, eu acredito com todo fervor que sim, eu tenho uma estrada pra trilhar e aprender que cada passo, por menor que seja, é uma grande vitória. E sinto uma gratidão enorme por este menino presente surpresa que desperta em minha alma essa chama viver, seguindo adiante cultivando o que tem de mais valor neste mundo: AMOR.
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Minha especial criança, a filha do meio
Depois de 14 anos, minha Isa chegou. Uma nova menina, a irmã da Bruna. Tão querida, tão diferencial, enxerga além com a visão aguçada da sensibilidade, tem uma natureza refinada, minha proximidade elementar. Sim, ela é menina das águas e observá-la brincando em seu elemento é mergulhar em marés com cheiro da mais pura alegria. É uma criança criativa com uma imaginação fértil e uma memória admirável. Ela recorda com detalhes marcantes fatos, lugares, sensações.
Menina que gosta de coisas miúdas, bonecas pequenas, trequinhos e do seu canto. Sim, ela tem xodó por seu espaço. Acorda cedo e dorme cedo. Tem seu ritmo único regido por uma energia vibrante. Quando vem o cansaço e sono fica dengosa e logo adormece como anjo. E a noite seus sonhos ecoam pelo quarto em falas e sorrisos. Inventa “estórias” como a do Cacau que hoje corre no céu atrás das nuvens. Sim, o Cacau é eterno porque tudo que é relevante torna-se eternidade no coração de quem sente amor verdadeiro. E isso a Isa sente de modo intenso.
A filha do meio, amada pela primogênita mais velha, e pelo menor Arthur com quem brinca muito. Apesar do ciúme natural, o que sobressai é seu cuidado com o Tutu. Se ele chora com dor, suas lágrimas acompanham. Os dois reunidos na arte de brincar rendem gargalhadas sonoras, canto alegre que contagia o ambiente com felicidade autêntica. Seu jeito ímpar de abraçar é comovente. Seu abraço é apertado e seu beijo doce. Quem ganha o seu carinho, é presenteado com um afeto valioso. Minha preciosa Isa é um laço cor de rosa que costura o tecido de nossa família, tecendo uma colcha de retalhos colorida com o mais precioso AMOR.
Menina que gosta de coisas miúdas, bonecas pequenas, trequinhos e do seu canto. Sim, ela tem xodó por seu espaço. Acorda cedo e dorme cedo. Tem seu ritmo único regido por uma energia vibrante. Quando vem o cansaço e sono fica dengosa e logo adormece como anjo. E a noite seus sonhos ecoam pelo quarto em falas e sorrisos. Inventa “estórias” como a do Cacau que hoje corre no céu atrás das nuvens. Sim, o Cacau é eterno porque tudo que é relevante torna-se eternidade no coração de quem sente amor verdadeiro. E isso a Isa sente de modo intenso.
A filha do meio, amada pela primogênita mais velha, e pelo menor Arthur com quem brinca muito. Apesar do ciúme natural, o que sobressai é seu cuidado com o Tutu. Se ele chora com dor, suas lágrimas acompanham. Os dois reunidos na arte de brincar rendem gargalhadas sonoras, canto alegre que contagia o ambiente com felicidade autêntica. Seu jeito ímpar de abraçar é comovente. Seu abraço é apertado e seu beijo doce. Quem ganha o seu carinho, é presenteado com um afeto valioso. Minha preciosa Isa é um laço cor de rosa que costura o tecido de nossa família, tecendo uma colcha de retalhos colorida com o mais precioso AMOR.
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Minha criança primogênita
Minha experiência maternal traz imensos ensinamentos. Tenho 3 filhos e cada um em um tempo diferente, com situações distintas. Com a primogênita que hoje já é uma mulher, fui mãe muito cedo e fiz o possível, do meu modo meio atrapalhado, na medida do tempo e espaço da época, ser uma mãe presente, podem ter faltado alguns aspectos, mas tenho plena consciência de que sempre teve em abundância muito amor, em variados formatos. Lembro-me com recordação palpitante do seu olhar vivo, da graça na dança, do sono profundo, do sorriso largo, do cheiro de boa noite e de como ela gostava de dormir tendo a certeza de que eu estava ali, olhando na sua direção.
Por um longo período fiquei questionando se teria ou não outro filho, principalmente, porque sentia certa culpa da ausência. Com o tempo aprendi que pouco é muito, e que a qualidade amplia a quantidade, tornando cada minuto valioso. Sim, tudo que é especial faz diferença em nossa jornada. Hoje quando ouço a Bruna recordar de nossos passeios ao teatro e outras coisas assim, sinto muita gratidão porque sei de todo esforço que fiz por todo passo que trilhamos juntas.
Hoje ela já não anda no banco de trás do carro, está na direção do carro e de seu caminho. Já cruzou fronteiras para outros destinos e tenho plena convicção de que sua estrada será repleta de muitas histórias que irá me contar sempre que vier me visitar. Sim, hoje ela é a turista da casa e, de vez em quando, me sinto órfã da minha menina, mesmo tendo outros dois pequenos pra cuidar, coisas de mãe. Ela será sempre minha criança. E até isso me ensina muito, me faz treinar saudade feliz e compreender que suas asas a conduzirão a voar por muitos horizontes aprendizes e, que, onde ela estiver, eu também estarei. E rezo muito pedindo que Deus guie cada estação de sua viagem. Sei que estamos próximas naquilo que é mais sagrado, na morada coração. E vou continuar indo ao seu quarto vazio dar o cheirinho no travesseiro e sentir o aroma de sua presença no cheiro maternal.
Por um longo período fiquei questionando se teria ou não outro filho, principalmente, porque sentia certa culpa da ausência. Com o tempo aprendi que pouco é muito, e que a qualidade amplia a quantidade, tornando cada minuto valioso. Sim, tudo que é especial faz diferença em nossa jornada. Hoje quando ouço a Bruna recordar de nossos passeios ao teatro e outras coisas assim, sinto muita gratidão porque sei de todo esforço que fiz por todo passo que trilhamos juntas.
Hoje ela já não anda no banco de trás do carro, está na direção do carro e de seu caminho. Já cruzou fronteiras para outros destinos e tenho plena convicção de que sua estrada será repleta de muitas histórias que irá me contar sempre que vier me visitar. Sim, hoje ela é a turista da casa e, de vez em quando, me sinto órfã da minha menina, mesmo tendo outros dois pequenos pra cuidar, coisas de mãe. Ela será sempre minha criança. E até isso me ensina muito, me faz treinar saudade feliz e compreender que suas asas a conduzirão a voar por muitos horizontes aprendizes e, que, onde ela estiver, eu também estarei. E rezo muito pedindo que Deus guie cada estação de sua viagem. Sei que estamos próximas naquilo que é mais sagrado, na morada coração. E vou continuar indo ao seu quarto vazio dar o cheirinho no travesseiro e sentir o aroma de sua presença no cheiro maternal.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Sobre preconceito
É incrível como o veneno do preconceito está enraizado na sociedade. Todos os dias um ou mais casos são publicados em diferentes mídias e também ouvimos relatos de pessoas próximas sobre o assunto. Muitas pessoas já sofreram e continuam a sofrer na pele, alma, mente e coração, esse veneno dolorido dos mais diversos preconceitos que envergonham nossa espécie nos mais variados cantos do mundo. Penso que estamos envenenando nosso planeta de variadas formas, o preconceito é um deles.
Eu enxergo a diversidade como uma grande riqueza e, infelizmente, observo no cotidiano as pessoas enxergarem com a lente do inferior ou superior. Ao invés de semear a igualdade e o respeito, multiplicam a desigualdade e a discórdia. Seja lá de onde for, carregamos consigo nossas raízes que são ampliadas quanto agregamos o diálogo e o intercâmbio com outras culturas. Sinto muito pesar quando ouço dizerem de modo pejorativo que mineiro é isso, pernambucano é aquilo, carioca é assim, o cearense é assado. E fico extremamente alegre quanto ouço de uma forma oposta, ressaltando a beleza do traço de cada lugar, relevando que o diferencial é uma preciosidade.
Esses dias eu atendi um cliente que depois de ouvir a resposta sobre sua consulta indagou: onde fica a Marcos Turbo? Respondi: em Osasco, São Paulo. E ele prosseguiu: Só que você não é paulista não! Respondi: não, sou pernambucana. O cliente respondeu: logo vi que era do Nordeste, com esse sotaque e alegria na fala, dá até pra sentir seu sorriso. O sorriso se tornou gargalhada agradecida. E o cliente finalizou agradecendo as informações e depois retornou para fechar o pedido. Sim, tem pessoas com outra visão. Ele sinalizou um dos traços do povo nordestino que aprecio muito, a alegria. Claro que já passei por situações contrárias, só que esse atendimento acendeu minha esperança de que cada vez mais pessoas valorizem o respeito à diversidade ao invés de enaltecer o preconceito.
A história é recheada de acontecimentos que evidenciam o quanto o preconceito destrói vidas e corrói as relações. Fica a esperança de que a natureza de que “somos todos um” possam conectar mais e mais corações e fazer com que as pessoas sejam agentes transformadores de um mundo melhor que priorize o respeito porque o diferente está na essência da vida.
Crédito imagem: Facebook Hierophant
Eu enxergo a diversidade como uma grande riqueza e, infelizmente, observo no cotidiano as pessoas enxergarem com a lente do inferior ou superior. Ao invés de semear a igualdade e o respeito, multiplicam a desigualdade e a discórdia. Seja lá de onde for, carregamos consigo nossas raízes que são ampliadas quanto agregamos o diálogo e o intercâmbio com outras culturas. Sinto muito pesar quando ouço dizerem de modo pejorativo que mineiro é isso, pernambucano é aquilo, carioca é assim, o cearense é assado. E fico extremamente alegre quanto ouço de uma forma oposta, ressaltando a beleza do traço de cada lugar, relevando que o diferencial é uma preciosidade.
Esses dias eu atendi um cliente que depois de ouvir a resposta sobre sua consulta indagou: onde fica a Marcos Turbo? Respondi: em Osasco, São Paulo. E ele prosseguiu: Só que você não é paulista não! Respondi: não, sou pernambucana. O cliente respondeu: logo vi que era do Nordeste, com esse sotaque e alegria na fala, dá até pra sentir seu sorriso. O sorriso se tornou gargalhada agradecida. E o cliente finalizou agradecendo as informações e depois retornou para fechar o pedido. Sim, tem pessoas com outra visão. Ele sinalizou um dos traços do povo nordestino que aprecio muito, a alegria. Claro que já passei por situações contrárias, só que esse atendimento acendeu minha esperança de que cada vez mais pessoas valorizem o respeito à diversidade ao invés de enaltecer o preconceito.
A história é recheada de acontecimentos que evidenciam o quanto o preconceito destrói vidas e corrói as relações. Fica a esperança de que a natureza de que “somos todos um” possam conectar mais e mais corações e fazer com que as pessoas sejam agentes transformadores de um mundo melhor que priorize o respeito porque o diferente está na essência da vida.

Crédito imagem: Facebook Hierophant
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Lua da madrugada
Hoje eu acordei às 4h30 com o chamado da Isa. Desci para, como de costume tomar o remédio, e logo já ouvi os passos da Isa na escada. Já se aconchegou no sofá, ligou no Discovery Kids e pediu seu café. Aproveitei e já coloquei roupas na máquina de lavar, fui organizando as mochilas da escola, sim é férias e eles estão no plantão, fiquei dengando a Isa um pouco e continuei as tarefas matinais. Por volta das 5h40 fui levar a bagagem para o carro e fui premiada com uma vista magnífica. Fiquei minutos contemplando a Lua Minguante adornando o círculo com sua luminosidade cintilante e enfeitando a madrugada esperando pelos primeiros raios da manhã. Neste momento senti a presença de personagens essenciais palpitando em meu coração. Amigas atemporais, meus irmãos, minha mãe e meus avós.
Instantes em que abraço o céu com o olhar. Entrei em casa, enrolei a Isa na manta e fomos ao jardim para compartilharmos abraçadas esse luar, ela ficou encantada com a Lua de sua natividade, a preferida da minha primogênita Bruna. Em silêncio, juntas, abraçadas na comunhão.
Bom dia. Inverno paulista. 05/07/2013
Instantes em que abraço o céu com o olhar. Entrei em casa, enrolei a Isa na manta e fomos ao jardim para compartilharmos abraçadas esse luar, ela ficou encantada com a Lua de sua natividade, a preferida da minha primogênita Bruna. Em silêncio, juntas, abraçadas na comunhão.
Bom dia. Inverno paulista. 05/07/2013
Assinar:
Postagens (Atom)
Missão cumprida
Já retornei do inverno Norte para o verão Sul Global Latino. A viagem missão quarentena pelo segundo ano consecutivo. Apesar de voltar dilac...



