Um tempo precioso em que o silêncio tem sido um companheiro de muitas vozes, das minhas vozes, do meu diálogo interno. A mais pura proximidade é a que temos conosco, no silêncio ouvimos a voz do nosso espírito, a força da intuição, a presença do amor, a energia do perdão, a chama da oração que aquece nossa alma com leveza. E, de repente, uma canção brota, uma lembrança vem, uma lágrima escorre, um sorriso aflora. O silêncio é um bálsamo.
Nesta época de urgências conectadas, é um privilégio sentir a graça do silêncio enveredar cada dia com mais profundidade no cenário de minha rotina.
A arte de relacionar-se é um desafio e uma bênção que me permite aprender e ensinar com os personagens que fazem parte dos capítulos de minha história. E ainda há muito para escrever ...para trocar experiências com os irmãos que habitam o cenário de minha existência...afinal... cada amanhacer é uma dádiva...todo crespúsculo é uma passagem...e a noite as sombras nos faz enxergar a luz do ciclo que se completa e se renova dia a dia.
terça-feira, 7 de maio de 2013
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Notícia de uma morte
Ontem, 01/05, fui ao Sesc Pinheiros com meus 2 filhos pequenos e acompanhadas e uma amiga com suas 2 filhas. Crianças reunidas curtindo cultura. Cheguei primeiro e fiquei observando o movimento do vai e vem de pessoas tão diferentes. Feriado e muitas famílias e amigos escolheram o Sesc para curtir a folga no meio da semana. Quando minha amiga Carla pegamos o elevador e descemos no 7º andar. Não era o andar correto. Descemos e solicitamos o elevador para descer. Quando a porta abriu e a senhora que faz esse trabalho de conduzir as pessoas para todos os andares estava ao telefone. Nunca vou esquecer essa cena.
Ela estava recebendo uma notícia triste que abalou todo seu corpo. Seu irmão morreu. A forte emoção fazia seu corpo inteiro tremer, sua voz embargada e cortada ao telefone. Eu e minha amiga a amparamos, ela conseguiu tomar um gole de água, as crianças pequenas sem piscar assustadas, entramos no elevador e a levamos ao 3º andar. As companheiras de trabalho a socorreram nesse momento de extrema dor. E eu roguei a Deus que a confortasse, embora saiba que nesse instante não encontramos nenhum amparo e que a dor da perda vai sendo moldada com o tempo. Enterneceu ainda mais meu coração ela conseguir perguntar entre soluções por sua mãe: “E mamãe?”
Seu irmão se foi pela estrada que nos espera. Ele continua vivo no amor do seu coração. Vida-morte-vida que nos acompanha em todos os lugares.
Ela estava recebendo uma notícia triste que abalou todo seu corpo. Seu irmão morreu. A forte emoção fazia seu corpo inteiro tremer, sua voz embargada e cortada ao telefone. Eu e minha amiga a amparamos, ela conseguiu tomar um gole de água, as crianças pequenas sem piscar assustadas, entramos no elevador e a levamos ao 3º andar. As companheiras de trabalho a socorreram nesse momento de extrema dor. E eu roguei a Deus que a confortasse, embora saiba que nesse instante não encontramos nenhum amparo e que a dor da perda vai sendo moldada com o tempo. Enterneceu ainda mais meu coração ela conseguir perguntar entre soluções por sua mãe: “E mamãe?”
Seu irmão se foi pela estrada que nos espera. Ele continua vivo no amor do seu coração. Vida-morte-vida que nos acompanha em todos os lugares.
sábado, 27 de abril de 2013
Ausências e presenças
Eu aprendo cada vez mais que a dualidade é um ensinamento cotidiano. Nessa travessia a ausência e presença têm sido palavras-ações reveladoras. As atitudes são esclarecedoras e indicam que na caminhada aprendiz há lições que, por mais doloridas que sejam, são fundamentais. Nessa trilha há passos que aproximam e distanciam e dentro de cada contexto vamos lidando com tristezas, descobertas, decepções e alegrias. Nesse filtro seletivo nosso coração é convidado a limpar, perdoar, renovar. E, enxergamos que tudo é um processo de desapego, entrega, perdas, ganhos, escolhas, de deixar morrer para reviver. E nesse ciclo vida-morte-vida seguimos marcando nossas cruzes e estrelas.
Também vejo com muita gratidão que a vida é generosa em nos conceder a graça de colocar em nossa jornada anjos com os quais tecemos laços refinados. E como esses anjos são especiais. Marcam nossa história com atitudes que ficam registradas em nosso livro coração por toda eternidade.
O silêncio tem sido uma companhia. E assim escuto minhas vozes, permito aflorar minhas lágrimas e sigo em frente com a certeza de que conviver com ausência e presença será um desafio permanente.

costurando capítulos do meu livro coração
Também vejo com muita gratidão que a vida é generosa em nos conceder a graça de colocar em nossa jornada anjos com os quais tecemos laços refinados. E como esses anjos são especiais. Marcam nossa história com atitudes que ficam registradas em nosso livro coração por toda eternidade.
O silêncio tem sido uma companhia. E assim escuto minhas vozes, permito aflorar minhas lágrimas e sigo em frente com a certeza de que conviver com ausência e presença será um desafio permanente.
costurando capítulos do meu livro coração
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
Novo ritmo
No primeiro dia de 2013 eu inaugurei um novo ritmo, ou melhor, retomei um antigo hábito que amo. Comecei o ano fazendo caminhada e que delícia andar. Primeiro me exercitei pulando corda e recordando como brinquei de pular corda na infância. Um novo começo com ritmo moderado que gradativamente será ampliado, passo a passo, dia a dia porque o ano está apenas iniciando. Caminhar é um exercício que amo e contribui para minha saúde, qualidade de vida e bem-estar.
Andei na companhia da Isa e do Arthur. Um incentivo duplo para seguir em frente. Uma correndo na frente, o outro no carrinho fazendo graça e as voltas sendo completadas. E que maravilha a água fresca e o banho refrescante depois de uma caminhada de 30 minutos. Um percurso recheado de pensamentos positivos, mantras de um novo amanhã. Uma lembrança interessante revelando os favoráveis links que a leitura costura, recordei de uma crônica que li da Martha Medeiros intitulada A Fórceps: “tem coisas que devemos abrir espaço a fórceps, ou corremos o risco de serem extinguidas de nossas vidas”
É isso, tem atividades que realizarei nem que seja “a fórceps”, afinal, é a ação que dá forma a cada resolução de ano novo. É ano de fazer acontecer! Feliz 2013
Andei na companhia da Isa e do Arthur. Um incentivo duplo para seguir em frente. Uma correndo na frente, o outro no carrinho fazendo graça e as voltas sendo completadas. E que maravilha a água fresca e o banho refrescante depois de uma caminhada de 30 minutos. Um percurso recheado de pensamentos positivos, mantras de um novo amanhã. Uma lembrança interessante revelando os favoráveis links que a leitura costura, recordei de uma crônica que li da Martha Medeiros intitulada A Fórceps: “tem coisas que devemos abrir espaço a fórceps, ou corremos o risco de serem extinguidas de nossas vidas”
É isso, tem atividades que realizarei nem que seja “a fórceps”, afinal, é a ação que dá forma a cada resolução de ano novo. É ano de fazer acontecer! Feliz 2013
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
O balanço da virada
No final do ano é comum pararmos para fazer um balanço, mas, esse exercício é sempre apropriado e penso em fazer dele uma atividade cotidiana, semanal e mensal em 2013. É uma forma de não ficar prorrogando pendências, filtrar o que vamos levar na bagagem e abrir espaço para as novas possibilidades. É muito mais produtivo parar e avaliar do que ficar apagando incêndio e ampliando a bagagem.
Finalizar ciclos nos convoca a clarear todas as situações para colocar na balança uma leitura real. Essa reflexão é positiva à medida que vamos enxergando novos ângulos e encontrando significados diferentes para acontecimentos do passado. Muitas vezes no calor da situação fechamos nossos sentidos para enxergar além do que nos parece tão claro no momento. Olhamos apenas para a linha reta sem perceber que o movimento circular engradece nosso raio de visão. É um processo que traz a leveza do perdão, a sensação de desapego, de libertar-se de amarras para ingressar em novos caminhos.
Eu ainda não fiz minha lista de desejos para 2013. Em anos anteriores comecei fazendo a lista de desejos para depois fazer o balanço. Essa fórmula precisa mudar. Este ano será distinto, antes preciso fazer o balanço para limpar as arestas de 2012. Meu balanço terá reflexos diferenciados para fechar ciclos e empreender mudanças para 2013. Cada item receberá atenção especial de despedida e renovação, a palavra vital é transformação. A alquimia já está palpitando em meu coração para ganhar vida nas ações.
Limpar, perdoar e renovar para abrir espaço para a vibrante energia de um novo amanhã. Vou reservar um tempo precioso para colocar todas as pautas na balança circular e refazer uma nova mandala para mergulhar em 2013 para realizar as metas específicas que eu me propor a realizar com muita alegria. Sim, é preciso especificar cada meta para alinhar os laços e chegar ao resultado. Se fixarmos uma meta e não desmembrarmos as estratégias para conquistar o alvo, deixamos o tempo passar e não realizamos o que tem que ser feito, algumas tarefas podem até ser alteradas no decorrer do tempo, há espaço para flexibilidade, no entanto, é preciso conciliar flexibilidade com disciplina para fazer acontecer.
O balanço da virada será promissor. Encerrar ciclo. Iniciar nova jornada. Os princípios já estão claros e a atividade será um divisor de águas porque as marés de 2013 já estão tocando meus passos. É seguir adiante com muito AMOR!
Finalizar ciclos nos convoca a clarear todas as situações para colocar na balança uma leitura real. Essa reflexão é positiva à medida que vamos enxergando novos ângulos e encontrando significados diferentes para acontecimentos do passado. Muitas vezes no calor da situação fechamos nossos sentidos para enxergar além do que nos parece tão claro no momento. Olhamos apenas para a linha reta sem perceber que o movimento circular engradece nosso raio de visão. É um processo que traz a leveza do perdão, a sensação de desapego, de libertar-se de amarras para ingressar em novos caminhos.
Eu ainda não fiz minha lista de desejos para 2013. Em anos anteriores comecei fazendo a lista de desejos para depois fazer o balanço. Essa fórmula precisa mudar. Este ano será distinto, antes preciso fazer o balanço para limpar as arestas de 2012. Meu balanço terá reflexos diferenciados para fechar ciclos e empreender mudanças para 2013. Cada item receberá atenção especial de despedida e renovação, a palavra vital é transformação. A alquimia já está palpitando em meu coração para ganhar vida nas ações.
Limpar, perdoar e renovar para abrir espaço para a vibrante energia de um novo amanhã. Vou reservar um tempo precioso para colocar todas as pautas na balança circular e refazer uma nova mandala para mergulhar em 2013 para realizar as metas específicas que eu me propor a realizar com muita alegria. Sim, é preciso especificar cada meta para alinhar os laços e chegar ao resultado. Se fixarmos uma meta e não desmembrarmos as estratégias para conquistar o alvo, deixamos o tempo passar e não realizamos o que tem que ser feito, algumas tarefas podem até ser alteradas no decorrer do tempo, há espaço para flexibilidade, no entanto, é preciso conciliar flexibilidade com disciplina para fazer acontecer.
O balanço da virada será promissor. Encerrar ciclo. Iniciar nova jornada. Os princípios já estão claros e a atividade será um divisor de águas porque as marés de 2013 já estão tocando meus passos. É seguir adiante com muito AMOR!
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Novo roteiro
A vida é mestre em nos possibilitar renascer nas mais diferentes estações. Há sempre um novo roteiro na estrada de quem está aberto para realizar as mudanças que nos convidam a escrever uma nova história. Há sempre uma resistência da zona de conforto que nos coloca diante de limitações que nos prendem. E um novo roteiro nos convoca a liberdade de evoluir. É uma bênção a oportunidade de presenciar a superação que o ser humano é capaz de empreender em sua jornada quando acredita em si mesmo.
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
A revolução da Internet mudando a forma de anunciar
Eu já ouvi muitas vezes a frase: “a propaganda é a alma dos negócios”. Eu penso que a propaganda é uma ferramenta que também possibilita divulgar a “alma” do negócio e tenho observado que sua dinâmica está sendo alterada constantemente com a evolução da Internet. Diria até, a revolução da Internet, tamanha sua força de transformação no modo como as pessoas hoje interagem em rede.
Há bem pouco tempo atrás os empreendedores aproveitavam qualquer oportunidade para divulgar o endereço ou telefone da empresa. Com o avanço da Internet, informar o site da empresa é destaque nos diversos anúncios, afinal, ao acessar o endereço eletrônico, os internautas poderão navegar pelo conteúdo publicado e conferir maiores detalhes do produto ou serviço que a empresa oferece aos consumidores. Antes eu costumava ouvir o site começando com www e a sequência. Hoje o www caiu em desuso. Ao indicar o site o anunciante já diz, só para citar um exemplo, decolar.com.
Será porque eu lembrei justo do Decolar? Talvez seja porque lembrei nesse momento que tenho que pesquisar passagens aéreas. Nosso cérebro faz associações. Essas combinações entre links e necessidades geram negócios turbinados. O Google é prova crescente dessa teia de interligações que a Internet promove.
E por falar em gigantes da Internet, tenho notado recentemente que muitas empresas já andam substituindo a divulgação do site pelo Facebook. Ao invés de acessem empresa.com.br já convidam o internauta a acessar o facebook.com/empresa. Os links das redes sociais já ocupam posição de destaque nos sites das empresas. As redes sociais tem muita força e agregam pessoas com afinidades com determinadas marcas e valores. A divulgação, positiva e negativa, caminha em velocidade turbinada na rede.
Seja como for, a Internet faz acontecer. Basta perceber como o curtir, comentar e compartilhar torna-se cada vez mais verbos-ações recorrentes no universo virtual que influenciam o ambiente presencial de muitas empresas e pessoas. O Google e o Facebook são forças turbinadas na rede da comunicação e seguem com potência turbo!
Maria Ivone Neto Mourão
Há bem pouco tempo atrás os empreendedores aproveitavam qualquer oportunidade para divulgar o endereço ou telefone da empresa. Com o avanço da Internet, informar o site da empresa é destaque nos diversos anúncios, afinal, ao acessar o endereço eletrônico, os internautas poderão navegar pelo conteúdo publicado e conferir maiores detalhes do produto ou serviço que a empresa oferece aos consumidores. Antes eu costumava ouvir o site começando com www e a sequência. Hoje o www caiu em desuso. Ao indicar o site o anunciante já diz, só para citar um exemplo, decolar.com.
Será porque eu lembrei justo do Decolar? Talvez seja porque lembrei nesse momento que tenho que pesquisar passagens aéreas. Nosso cérebro faz associações. Essas combinações entre links e necessidades geram negócios turbinados. O Google é prova crescente dessa teia de interligações que a Internet promove.
E por falar em gigantes da Internet, tenho notado recentemente que muitas empresas já andam substituindo a divulgação do site pelo Facebook. Ao invés de acessem empresa.com.br já convidam o internauta a acessar o facebook.com/empresa. Os links das redes sociais já ocupam posição de destaque nos sites das empresas. As redes sociais tem muita força e agregam pessoas com afinidades com determinadas marcas e valores. A divulgação, positiva e negativa, caminha em velocidade turbinada na rede.
Seja como for, a Internet faz acontecer. Basta perceber como o curtir, comentar e compartilhar torna-se cada vez mais verbos-ações recorrentes no universo virtual que influenciam o ambiente presencial de muitas empresas e pessoas. O Google e o Facebook são forças turbinadas na rede da comunicação e seguem com potência turbo!
Maria Ivone Neto Mourão
Assinar:
Postagens (Atom)
Missão cumprida
Já retornei do inverno Norte para o verão Sul Global Latino. A viagem missão quarentena pelo segundo ano consecutivo. Apesar de voltar dilac...
-
Não conheço com profundidade as origens dos meus antepassados, mas os reverencio porque sei que eles são parte de minha história, da minha g...
-
Meu último texto do ano da série mês turbinado. Sim, 2010 está chegando ao fim. Hoje é dia 30 e já sentimos no ar a chegada de um novo ano. ...
-
Pela primeira vez, aos 50 anos, fiz uma viagem com amigas. Curta e intensa. Com momentos de silêncio, diálogo, contemplação, caminhada, leit...


