segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Lua de Sol

Com a chegada da primavera o sol se estende por mais tempo durante o dia e a claridade persiste no céu noturno. O céu azul das noites de primavera é estupendo. Ontem no final da tarde estava voltando de Campinas e o sol avermelhado coloria o entardecer. Minha filha Isabelly ficou fascinada e disse mamãe: “lua de sol”. Foi a primeira vez que ela contemplou um pôr do sol tão magnífico e ela fez uma conexão com a Lua Cheia que ela tinha admirado semanas atrás. O tom e a grandeza semelhantes a fez tecer essa associação e criar sua percepção singular dessa imagem tão enigmática: Lua de Sol.

A Isa ficou contemplando feliz a Lua de Sol.Crianças têm a arte de criar poesia brincando!

sábado, 2 de outubro de 2010

Setembro turbinado

O mês 09 de 2010 foi marcante em muitos sentidos, em especial, pela mudança que realizamos. Foi um mês que exigiu 120% de dedicação e todo esse esforço ainda está em curso. Mudar é mesmo um desafio estimulante para melhorar e ampliar nossa visão do quanto podemos desenvolver nossa força criativa expandindo a energia da renovação e da motivação para crescer e melhorar. O tom da mudança está no ar com a chegada da estação da brisa e das flores.

O movimento começou cedo no mês com a Semana Holística que tive o privilégio de participar de dois dias do evento organizado por minha amiga Master Coach Fatyma de Moraes do Esppaço Alpha. Compartilhar com seu espírito aprendiz e agregador é um combustível “up”. O projeto é inovador e tem o propósito de divulgar o conceito e prática holística que nos conscientiza da importância da integridade do ser em comunhão com a natureza. Ter consciência de si e valorizar sua essência sagrada é uma ponte para atitudes sustentáveis nas relações humanas e com o meio ambiente.

O Zoom é mesmo uma palavra que define setembro. Contrato, assinaturas, orçamento, negócios, vendas, compras, um mix de ações no processo de mudanças na Marcos Turbo .A organização do novo espaço é um desafio para procurar o melhor lugar e o encaixe de cada coisa para que a fluidez do trabalho aconteça de forma harmônica e eficaz. Luz, tomadas, tintas, ajustes e tantos etcs. Apesar do cansaço é recompensador observar tudo ganhando forma. Tudo é uma oportunidade para exercitar a mente. Estou cansada e feliz.

Setembro fui para a Expoflora em Holambra e para a Festa do Morango e das Flores em Atibaia. Os dois eventos são bastante divulgados, porém, não pretendo repetir a dose nas próximas edições. Falta planejar melhor a estrutura para receber o público. Pouco espaço para muita gente. O impacto é negativo. Nos dois eventos senti a ausência de um fator relevante para o sucesso de qualquer empreendimento turístico e de outros segmentos: eles estão desprezando a capacidade de público. Tem que ter noção da quantidade de pessoas que podem ser recebidas por dia. Pensar nisso é pensar em qualidade, segurança e perenidade do evento. A impressão que fiquei é que esse item não é levado em conta. O que vale é vender muitos ingressos, tantos quanto puder e cada um que tente conferir as atividades do evento do jeito que der. Eu não volto mais, pelo menos até ter notícia válida de que isso foi alterado.

Que delicia sentir a atmosfera da primavera que já sopra por aí. A chuva molhando o solo e regando a florada dos canteiros dos jardins. Amo a beleza, cores e os diversos formatos das flores. Claro que nem tudo são flores, mas temos que aprender a lidar com os espinhos também. Faz parte da jornada e tudo tem um propósito. As lições são fontes de aprendizados que forma uma bagagem preciosa. A chuva aumenta o trânsito e imagine isso em uma sexta-feira. Esse cenário nos fez perder o vôo de uma viagem programada. Veio o choro, o estresse e o final de semana de sol transformado em final de semana de chuva. Mudança de roteiro e reprogramação. Podemos reprogramar sempre. E tenho certeza de que a nova programação será muito melhor.

Teve tantos outros acontecimentos em setembro que renderiam outros posts. Continuo viajando virtualmente na série mineira do Blog Cidades Turbinadas. Cada cidade é um livro com muitos capítulos para enveredar. Está atrasada, mas logo irei concluir a finalização da série para começar um novo programa de publicações. Andei pouco e estou sentindo falta dos meus passos pensantes que estão loucos que cheguem a próxima semana para retomar o ritmo. O Eu Indico tem uma lista de indicações. Logo teremos novas postagens. Meu Blog Maternidade também tem tantos temas, afinal, ser mãe é um campo fértil para aprender todos os dias. Minhas filhas, cada uma na sua fase, são tesouros inspiradores.

Desejo que outubro seja um mês especial para todos porque tudo que é ESPECIAL faz diferença positiva em nossa vida. E para encerrar, registro minha gratidão pela especial amizade das minhas amigas Fatyma e Clicia. Amo vocês:

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Circunstâncias não planejadas

Quando planejamos uma viagem há toda uma expectativa em torno dessa programação. Há variadas motivações para viajar e elas sempre têm um propósito e muitas vezes a compreensão vem depois, como um estalo que revela as associações dos detalhes que estavam ali e tivemos que levar um tempo para perceber.

Muitas vezes ficamos frustrados com determinadas situações e só depois de refletir é que entendemos que há certos momentos nos quais não temos como intervir por mais que nosso desejo seja de alterar o curso das coisas. Nem sempre é fácil aceitar, porém, há momentos em que é imprescindível a aceitação e ela é um passo importante para o aprendizado e a evolução. Há diferentes aceitações e cada uma tem seu contexto.

Na última sexta-feira tivemos um entrave, a chuva, o trânsito, o choro, o cansaço e o cancelamento da viagem. Toda uma série de fatores estressantes que motivaram a ruptura de um planejamento. Planejar é essencial, mas, quando tudo não corre como planejado há uma mensagem nas entrelinhas e nos faz pensar sobre a importância da flexibilidade para lidar com as diversas situações como desafios para encaixes e reprogramações.

O universo está em constante movimento e no ciclo das estações surpresas agradáveis e outras nem tanto assim farão parte da jornada. É um treino para alimentar nossa fé, determinação e força para criar e recriar o melhor mesmo diante dos obstáculos. Que eles sejam cada vez mais encarados como oportunidades para avançar porque quem acredita em si sabe que pode ir além.

A primavera está só começando... Minha Bela Bruna, lágrimas se transformam em sorrisos. Melhorando sempre!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A leitura criativa da edição PEGN agosto/2010

Eu sou leitora assídua da revista mensal PEGN e de cada edição resolvi mensalmente escrever meu filtro para publicar no meu Blog. Na edição de agosto adorei a matéria de capa que aborda o tema criatividade. A entrevista com Biz Stone completou a matéria de modo sensacional. Dentre os itens destacados como primordiais para exercitar a potencial criativo, um deles, considero fundamental já que abre um horizonte de possibilidades para os demais: o autoconhecimento. O empreendedor que conhece a si mesmo e alimenta um diálogo com sua essência produz resultados fantásticos porque expande sua consciência de que habita em si a força criativa para empreender ações de sucesso.

Aliás, o autoconhecimento tem conquistado cada vez mais destaque em textos que leio sobre inovação, criatividade, empreendedorismo e outros temas relacionados. Exercer uma atividade que tem uma refinada sintonia com seus propósitos é fortalecedor e cria um ambiente propício para que o processo criativo se desenvolva. Pensar nessa abordagem me fez refletir e fazer links com outros conteúdos que li no Blog do Empreendedor, dentre eles, um que aborda a qualidade de vida. É muito comum o empreendedor ter uma agenda repleta de atividades e ficar “sem tempo” para cuidar de si, porém, quando percebemos que o descanso e o lazer são aliados da nossa criatividade buscamos organizar nosso precioso tempo reservando espaço para atividades lúdicas.

Por outro lado, quando desempenhamos uma atividade pela qual somos apaixonados ela nunca é vista como um fardo e sim como um desafio. Nesse ponto o autoconhecimento é relevante e nos conduz a fazer escolhas priorizando nossas metas reais. Claro que não é um caminho fácil e pensando nessa “falsa facilidade” muitos escolhem a zona de conforto como seu território seguro. O caminho mais difícil pode ser prazeroso e repleto de descobertas e aprendizados. Vale tentar para fazer acontecer o tempo de sua vida que é um presente. Nessa jornada buscar o equilíbrio é essencial já que nosso corpo é inteligente e integrado. O corpo é um sistema interligado assim como a rede que nos conecta conosco, com outros personagens, com nossos negócios e com outros atores que formam a tela na qual vamos desenhando nossa história.

Ao escrever esse texto eu me lembrei de alguns textos da inspiradora coluna “O que eu conquistei” da PEGN. Lembrei do empreendedor que anda com sua família de bike, de uma empresária do ramo de jóias que reserva a quarta-feira para uma agenda toda especial, de outro que pega sua moto para dirigir nas rodovias paulistas aos domingos e de tantos outros exemplos que nos mostram que o formato de nossas conquistas revela muito sobre o que somos, mas, acima de tudo, como é importante ter um cuidado primoroso com você. Essa é uma atitude valiosa que se estende em tudo que você faz de maneira criativa e saudável. Para finalizar, registro uma frase da edição que escrevi em meu caderno gratidão:

“Criatividade é um recurso renovável. O acesso a ela é inesgotável: todo mundo é criativo” Biz Stone - Twitter Crédito imageo site PEGN.Já estou lendo a edição de setembro. Até o próximo filtro.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Som da chuva

Todos nós temos sons de nossa preferência. Eu tenho meus sons prediletos e o som da chuva é um deles. Noite passada eu adormeci sentindo o cheiro e o toque da chuva. Tive um sono leve inspirado pela suavidade das gotas que molhavam a terra. E como estávamos precisando de uma chuva para amenizar o ar poluído e seco das últimas semanas. Uma bênção que espero se espalhe para outras regiões do país.

Desde muito cedo o som da chuva me cativou. Na infância era uma festa os dias de chuva no sertão. Rendiam muitas brincadeiras e ótimos banhos pelas ruas. Sem contar na cheia dos açudes e na fertilidade sorridente que inundava a região. Trago essas doces lembranças da chuva. Por aqui, dias assim chuvosos em pleno feriado pede um bom livro, filme, um aconchego e uma casa com calor carinho.

O clima tem dessas coisas. Há tendências do outono/inverno, primavera/verão. É o baile das estações moldando paisagens e comportamentos. Essa chuva é um presente para umidificar o solo para a florada da primavera. O inverno está em clima de despedida. Que venham as flores do tempo de um novo ciclo.Minha bela Bruna pronta para mais uma estação. É hora de florescer!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Agosto Turbinado

Encerrando o mês com muito êxito. Foram movimentados esses 31 dias de agosto. Muitos acontecimentos, emoções, negócios turbinados, passeios, encontros e muitos outros detalhes no repertório do mês. Ao finalizar o mês, faço uma retrospectiva e sinto muita gratidão por tudo que passou e por tudo que irei seqüenciar no mês seguinte.

Tivemos dias bem frios, outros muito quentes. Um pouco de umidade e muito ar seco no mês. Temos que respeitar as condições do clima e buscar agir da melhor forma possível para amenizar os efeitos dos dias poluídos. Depende também de nossa ação. E por falar nela, como ela é primordial para alcançarmos nossas metas. Agosto, mais do que tudo, mostrou que agir com determinação e foco é essencial. Digo isto porque apliquei essa estratégia com firmeza no processo de adaptação da minha pequena filha na escola. E tudo que praticamos em uma abordagem é um treino para associarmos em outras situações. Nada é desmembrado, pelo contrário, há uma associação em tudo.

Não foi fácil esse inicio de escola. Na primeira semana foi uma prova de fogo. Fiquei sem conseguir fazer minha caminhada e o estresse deu sinais de alerta com a enxaqueca. Tive que reprogramar meu horário de caminhada e logo minha agenda matinal foi se encaixando. Minha caminhada é sagrada. É um exercício sadio para o corpo, mente e espírito. Meus passos pensantes são prioridades na agenda semanal. Com esforço consegui reestruturar minha manhã e terminei o mês com um bom ritmo para começar setembro muito melhor.

Fizemos dois ótimos passeios em agosto. No Ski Mountain Park e Guarujá. Montanha e mar. Combinações perfeitas. O lazer é outro fator positivo em minha vida. São momentos famílias saborosos e que deixam marcas felizes na nossa história. E no aniversário do Enzo encontramos amigos e compartilhamos de mais uma comemoração que marca essa data tão especial no calendário de todos nós. E por falar em festa e fases, a Lua Cheia de agosto iluminou o céu com um brilho perfeito. É a energia do signo de Virgem no ar.

O meu caderno gratidão está com muitos registros esse mês. É um exercício gratificante escrever agradecendo minhas bênçãos diárias. E por falar em graça, a Isa está linda na escola. As lágrimas iniciais deram lugar a um sorriso alegre e ela já me conta feliz suas atividades. Como eu escrevi no meu Blog Maternidade: paciência, persistência e tempo. Essa tríade poderosa foi responsável pelo êxito do mês. E que presente viver o presente aprendendo a cada dia com as possibilidades que o universo nos concede. Mil vezes obrigada vida!

Criei um novo espaço virtual para compartilhar minhas indicações que já realizo presencialmente. Já está online o Blog Eu Indico. Ele já está na Teia, uma criação que está crescendo e congrega muitos conteúdos de diferentes Blogs. Se você também é blogueiro, acesse e envie o link do seu Blog. Vamos ampliar a conexão em rede. E por falar com compartilhar, o Blogblogs é um excelente canal que reúne muitos Blogs. Vale a pena se cadastrar e interagir com outros usuários.

E por falar em Internet, realizamos muitos negócios turbinados na Marcos Turbo. Turbinas online e enviadas via Sedex e Tam Cargo para distintas cidades que já estão na lista para pesquisa e publicação no Blog Cidades Turbinadas. É a conexão turbinada em ação contínua que esteve presente em agosto e estará sendo ampliada nos próximos meses. Para finalizar, desejo que setembro seja um mês de negócios e momentos turbo-multiplicadores de alegrias e prosperidade para todos.
"Preparar o futuro significa fundamentar o presente."
Antoine de Saint-Exupery O Pequeno Príncipe

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Congresso Holístico 2010, o movimento holístico presente em Osasco

Em setembro Osasco será palco de um importante evento que será realizado no Teatro Municipal nos dias 11 e 12/09/2010. Às 11h00 do sábado 11/09 acontecerá a abertura oficial da Semana Holística com o II Congresso Holístico que terá uma agenda diversificada de palestras, oficinas, espaço autoconhecimento e qualidade de vida, apresentações culturais e outras atrações sintonizadas com a proposta do evento: Qualidade de Vida, Cultura da Paz e Integridade do Ser.

É a segunda edição do evento que faz parte do calendário oficial do município. O projeto aprovado por Lei é um marco na cidade que tem o privilégio de contar com uma programação tão relevante que privilegia a diversidade de conhecimentos. O congresso apresentará ao público os benefícios do conceito e prática holística em diferentes abordagens. Temas como Liderança para o século 21 que abordará o link trabalho e Espiritualidade; Astrologia; Hipnose; Coaching; Medicina da Alma; Terapia de antepassados; Linguagem do Corpo e as Leis Universais; Metafísica; Vida Natural e Sabedoria Nativa, Florais de Aiuruoca para os níveis de consciência; O Sentido de Viver holisticamente, dentre outros, serão compartilhados entre palestrantes e públicos.

O Congresso reunirá vários profissionais que participarão do Congresso contribuindo para o exercício do movimento holístico e colaborando para escrever a história do projeto que crescerá a cada edição. As atividades paralelas as palestras são oportunidades para que o público conheça produtos e serviços que promovem muitos benefícios para a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Sem dúvida, é um evento com uma programação imperdível que oferecerá uma série de possibilidades para que você tenha contato com o universo holístico que é rico em informações.

Como moradora da cidade sinto-me feliz por ter o privilégio de contar com um evento gratuito tão qualitativo. E desde já, eu agradeço todos os personagens que estão colaborando para que a Semana Holística aconteça. Fatyma de Moraes está organizando o evento que está sendo realizado pelo Esppaço Alpha e Prefeitura Municipal de Osasco com apoio do Jornal Correio Paulista. Estes atores conectados com outros atores promovendo ações que fazem diferença em suas vidas e na vida de muitas pessoas. Tudo que faz diferença em nossa vida torna-se Especial.

Participe e divulgue a especial Semana Holística edição 2010. No evento haverá uma conexão entre conhecimento, arte, cultura e espiritualidade.Vamos conhecer e interagir com o movimento holístico.

Local do evento: Teatro Municipal de Osasco situado na Avenida Autonomistas, 1533, Vila Yara - Osasco – São Paulo.
Datas: 11 e 12 de setembro 2009
Informações (11) 3682-5614/3699-7284

Missão cumprida

Já retornei do inverno Norte para o verão Sul Global Latino. A viagem missão quarentena pelo segundo ano consecutivo. Apesar de voltar dilac...