segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sentido das Cores

Todos os dias somos abraçados pelas cores. Elas estão por toda parte. Nos caminhos, nos objetos, nas roupas, nos lenços, nas árvores, na casa, na rua, na montanha, no mar...Que delícia mergulhar no sentido das cores.

Neste dia de outono as flores com dois tons de rosas de uma árvore frondosa enfeitaram minha manhã. Desci a rua contemplando essa bela florada com o céu azul ao fundo enaltecendo ainda mais as flores. Elas balançavam suavemente desprendendo suas pétalas que voavam até o chão formando um tapete florido por onde passei.

Essa imagem me fez refletir sobre o sentido das cores na nossa vida e como a minha é colorida. Todos os dias e noites vivo cercada de muitas cores e como é prazeroso escolher e moldar cenários com as nossas preferidas. Fiquei pensando nas cores que estiveram no meu sono azul, no lençol, no pijama, na coberta, na manta...tranquilidade.

O dia nasceu. Veio a claridade, o céu azul, nuvens brancas, blusa branca. A Isa acordou com o rosa e laranja, toda linda sorrindo e desenhando a alegria da manhã. Na minha tela do micro, uma montagem turbinada com vermelho, dourado, verde da Mata Atlântica emoldurando a estreita estrada que tem marias sem vergonhas em muitos trechos. E ao lembrar da SP 312 lembrei da Fazenda, do chocolate, das aves coloridas.

Estou aqui escrevendo na minha mesa azul cercada pelo tom prata das turbinas nas prateleiras. Vermelho da nossa marca no cartão, no site, Blog, no porta canetas também. Manto azul e dourado de Nossa Senhora, flor amarela e laranja que lembra tons do Sol e emana criatividade e energia. Tem também o amarelo e o azul do Sedex, mercadorias, comunicação, movimento. Cartões com cores, informações, marcas. E no mundo virtual a festa das cores chama atenção, fisgam nosso olhar.

Minha filha entrou na sala com seu tom chocolate no cabelo, algumas mechas ainda vermelha, logo estará mudando a cor. Tem o verde e branco no seu quarto. O espelho que reflete as muitas cores dos seus looks. E por falar na cor que nos transporta para a floresta, seus olhos verdes cintilam em seu rosto. Parecem esmeraldas faiscando. Cor do nosso time Palmeiras ou simplesmente Verdão. Brilho nos acessórios. Ela sabe usar as cores e fazer o estilo Bru, inconfundível. Olho pela porta e vejo minha rede azul pendurada na varanda. E lá estão minhas plantas verdes decorando a garagem.

Minha pequena Isa está no seu andador rosa e lilás. Ela veste uma linda calça vermelha com bori listrado de rosa e lilás. Seus olhos azuis curiosos percorrem todo espaço. Ela adora olhar os quadros na parede da sala com seus lindos tons laranjas e amarelos. Tem mandalas e indicam movimento. Tem marron no tapete listrado e ela assiste coloridos desenhos infantis no Discovery Kids.

Meu dia tem muitas cores. E nessas últimas noites de lua cheia fiquei fascinada com seu tom suave dourado entrando pela janela do meu quarto. Do meu quintal olhei o céu azul noturno e fiquei extasiada de felicidade.Lembrei de como o luar ilumina os caminhos no sertão e nos barcos de tantos pescadores. Como são belas as noites de outono. Isso me fez viajar por outras paisagens. Saudade feliz. As cores tem outra tonalidade nas noites.

Cores da Vida por todos os cantos, nas estações, nas janelas, nos chakras, nas bandeiras, nas estradas, nos campos, nas cidades, na natureza...Cores belas e variadas que dão colorido e energia a nossa existência.

Sentido das cores, sentido da Vida.
Amo as cores dessa imagem -mar, montanha,cidade e pessoas no ciclo da vida- foto do meu irmão Paulo Eugênio na África do Sul

terça-feira, 17 de março de 2009

Fotografia registrando histórias

Vivemos cercado de imagens....paisagens do cotidiano, cenários encantadores que conhecemos nas viagens, festas com amigos, crianças brincando no parque ou praia, um pássaro que voa no céu azul de outono, um pôr do sol que se esconde no mar ou montanha, uma borboleta que baila no jardim, frutas na feira, o futebol no estádio, o sorriso dos filhos e tantos lugares e pessoas que vão construindo nossa história.

Fotografar é uma arte e é uma delícia praticar esse exercício. Quando clicamos estamos registrando uma cena que escolhemos. A imagem que marcamos revela nosso olhar e percepção do mundo. Como é gratificante observar o resultado e sorrir ou chorar com a emoção que a foto desperta.

Comece a olhar as cenas de sua vida e descobrirá que são muitos os momentos que valem a pena ser clicados e admirados. Seja para arquivar as imagens no micro, colocar em um porta retrato ou em um quadro, publicar no site ou Blog ou para compartilhar com a família e amigos, fotografe a vida.

Parabéns aos fotógrafos que brilhantemente fazem dessa arte um espetáculo nas suas diferentes faces. Parabéns também a todas as pessoas que como eu não perdem a oportunidade de clicar os capítulos de sua existência.

Meu irmão Paulo Eugênio registra imagens fantásticas em suas viagens. E que maravilha o Sol do entardecer iluminando o mar do Caribe -Trinidad e Tobago

segunda-feira, 9 de março de 2009

Meu aniversário

07/03. Mais um ciclo de minha vida, uma estação, um capítulo, renovação, inovação, amadurecimento e tantas bênçãos sagradas que fazem parte de minha história. Sou pisciana, vou navegando pelas águas do oceano, conectando-me com outros elementos e as energias que movimentam o ritmo da Vida.

Estou feliz com minha jornada e com a oportunidade que se descortina neste novo ano astrológico. Tenho tanto para construir, aprender, compartilhar. Projetos, metas, sonhos que estou edificando com muita dedicação. Uma visão de uma estrada com árvores, sombras, feixes de luzes solares, borboletas bailando nas flores rasteiras e um vento que sopra dizendo que há muito mais além depois da curva, é um sinal de que tenho uma caminhada longa e produtiva pela frente. Eu estou guiando meus passos com base na fortaleza do Amor que nos sustenta, motiva e nutre...com esse espírito sigo adiante.

Na minha bagagem carrego muitas lembranças, pessoas queridas que fazem parte do repertório de minha vida e que estão sempre presente no meu Livro coração. Tem também os lugares e como eles vivem conosco e nós vivemos neles. São muitas paisagens que circulam agora pelo meu pensamento:
a montanha abraçando o mar em Ubatuba, as cavernas do Petar, as piscinas naturais de Porto de Galinhas, a Serra do Mar com sua imensidão, a cachoeira banhando minha alma, os doces mergulhos no açude de minha infância, a rede e a árvore do sítio dos avós, os vaga-lumes brincando na noite enluarada e estrelada do sertão, a cidade que moro e como sinto-me acolhida por aqui quando retorno das viagens...

E os sons do meu caminho, músicas que tocam, alegram, motivam, marcam...o som dos sinos que me transmite tanta paz. A leveza dos mantras. O louvor dos hinos da igreja...indescritível falar da voz de minhas filhas e da minha mãe.

Tem as palavras ditas, escritas e as não ditas também...mas plenamente sentidas. Neste aniversário recebi tantas mensagens onlines e presenciais tão carinhosas acompanhadas de abraços e beijos. Cada pessoa com sua forma de amar, de expressar e como é maravilhoso sentir o afeto verdadeiro de todos que nos cercam.

Não soprei velinhas...mas observei estrelas que cintiliram em meus sonhos...tão brilhantes que iluminaram a noite do meu sono. Teve almoço com a família, a linda flor de lótus que ganhei da Vanessa e agora enfeita minha mesa de trabalho. E eu também me presenteei, com blusas lindas e um livro que é um dos meus alimentos favoritos...e que leitura fantástica...estou me deliciando com cada página sempre que sobra o mínimo tempo...

E por falar em livros, letras...selecionei duas mensagens que recebi no Orkut que representam todas as demais felicitações amigas:

"Pelo o elo de amizade que nos liga quero desejar-lhe muitas alegrias e muitas surpresas agradáveis no decorrer de sua caminhada.

A amizade é um vínculo verdadeiro. É uma condição que nos encoraja a seguir em frente pela vida.

Amigos não se compram, se conquistam e nos reconhecemos dia-a-dia. E que nossa amizade se fortaleça com o passar dos dias, dos meses, dos anos!

Parabéns pelo seu aniversário...
Que sua vida seja repleta de felicidade, e que você continue espalhando sua sabedoria a todos

Obrigada por fazer parte da minha jornada,

Namastê!
Com Carinho... Fatyma de Moraes"

"Querida Ivone
Parabéns pelo seu aniversário, muita saúde, paz, amor e prosperidade e nesta data:
" Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente as suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos
e até que nos encontremos de novo,
Que Deus lhe guarde na palma de suas mãos."
Prece Irlandesa
Cidinha"


Beijo no coração. Bruna você sempre está. É sua a sensibilidade de registrar momentos tão sublimes.Eu e minhas filhas: eterno amor!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Saborosas recordações de uma caminhada

23/02/2009
Ontem andei pela noite. Fazia tempo que eu não caminhava tranquilamente pelas ruas. Um vento suave soprava trazendo uma agradável sensação de leveza. Noite de verão, segunda diferente, é carnaval. Folia e tranqüilidade em distintos cantos.

Nas ruas, pessoas nas calçadas conversando. Meninos e meninas brincando, uns jogam bola, outros vôlei, outros esconde-esconde. Retratos de infância. Isso me fez lembrar o quanto esse cenário já fez parte de minha vida, como brinquei nas noites enluaradas do sertão, no sítio, nas ruas, nas praças.

Meus passos seguiam pelo bairro. E como somos ligadas ao bairro que moramos, por aqui chamamos também carinhosamente de Vila. Tem a padaria da esquina, mas tem também a bicicleta que passa com o pão todas as manhãs e tardes, o que passa vendendo frutas, sorvete e a noite o carro de churros.

Uma brisa tocou tão intensamente meu rosto e veio a imagem do mar e de duas amigas que estão por lá. Elas estão perto do oceano das águas que movimenta a vida. Como amo o mar, o fluxo incessante das ondas com seu som que penetra na alma. Sinto tanta paz quando contemplo esse reino sagrado. Não é a toa que é meu Elemento.

E por falar em amizade, essa caminhada foi para visitar uma amiga e me fez recordar das tantas vezes que andei na companhia de amigos verdadeiros. Uns de passagem, outros perenes. E aqui me transportei para as trilhas nas montanhas, abraçada pelo verde, pelas flores, pela natureza. Como diz meu irmão-amigo, nas trilhas encontramos amigos eternos. Saudades...

Um ônibus passou. Um transporte que circula por tantas estradas e na cidade é meio de locomoção de muitos. Já conversei tanto em ônibus e com a Bruna sentava no “banco grande” como ela chamava quando pequena. Lembrei também de quando estava grávida e como tive que descer antes do previsto muitas vezes por conta dos enjôos na gravidez da Bruna. Momentos...fases...capítulos...lugares...histórias...

Da rua para a avenida, não a do samba embora seja carnaval. Mercado, açougue, padaria, sorveteria, pizzaria, loja, despachante, dentista, banco, táxi e muito mais em um único quarteirão. Vida cotidiana urbana cheia de repertório. Andando, falando, ouvindo, pagando, comprando, brincando, rindo...vivendo.

A chuva chegou quando eu já estava voltando. Ela veio para refrescar ainda mais a noite de verão. Tive que ligar. Minha pequena Isa não podia se molhar. Fiquei esperando e observando o vai e vém. Os faróis indicavam que ele chegou e a felicidade da baby confirmou. Foi só descer, virar direita, esquerda e esquerda e chegamos.

Minha deusabebê mamou, dengou e dormiu. E eu também adormeci agradecendo pelas recordações saborosas afloradas na caminhada e pela bênção de me sentir tão acolhida e feliz no meu lar. Preciso andar mais. É um exercício saudável,adorável,amigável.

Quando escrevi sobre amizade nesse texto lembrei de amigos especiais. São eles que ilustram esse texto com muito carinho.
Admiro e Amo vocês: Bruna e Anderson!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

passeio de domingo na SP 312

Estrada sinuosa que margeia o Rio Tietê. Passamos por Santana de Parnaiba, "berço dos Bandeirantes", depois em Pirapora que recebe tantos Romeiros, e a SP 312 vai até Itú. No meio tem a Estrada Parque em Cabreúva e a Serra do Japi abraçada pela Mata Atlântica.

Cheiro de verde, de mato, borboletas, pedras, sítios, camping, bikes, muitas...e como deve ser gostoso pedalar no caminho sombreado pelas árvores...e tem a Fazenda do Chocolate. Lá observamos muitas famílias, história, passeio de cavalo, delícias caseiras, balanços, peixes, água, cheiro do café sendo moído e aroma do campo...aquele que nos remete as brincadeiras da infância...e nos faz lembrar que a criança que habita em nosso ser está viva e cheia de alegria.

O olhar da Isa percorria tudo...encantada com o verde das árvores, com a luz de um belo dia de sol, com as cores e com o lindo céu azul...ela exalava felicidade no colo do Pai bobo de tanto amor. A Bruna, mesmo com medo dos insetos, até subiu na porteira e na cerca para pousar para fotos...ficou ainda mais deslumbrante cercada pela sua cor preferida.

Mas...é claro que como a DeusaFilhaMor diz "na nossa família quase normal" sempre tem motivo para dar risadas...eu surtei quando vi um besouro na perna da Isa dentro do carro e meu grito foi um grande susto..só assim pra Isa chorar.Meu marido pensou que fosse uma cobra tamanho meu exagero rsrsrsrs coisas de mãe!

E quando eu vou ao banheiro no restaurante...ele tem "comichões" rsrsrsrs e dessa vez até a Bruna - que perdeu a oportunidade de tirar fotos no espelho- reclamou da minha demora...eita "eugênios impacientes". Por outro lado, a Isa estava toda sorrisos no sua cadeira de pequena. Um casal não aguentou e veio nos falar que estavam admirados com a nossa bebê graciosa....nem preciso escrever que fico toda orgulhosa...coisas de mãe coruja D+

Foi um domingo delicioso e que maravilha está aqui em casa, nesse lar cheio de amor.Logo mais vou para meu canto...e dormir tranquilamente...mesmo acordando algumas vezes para amamentar durante a noite...ainda dá para descansar, afinal, um novo amanhecer cheio de bênçãos nos aguarda.

Namastê!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Amizades valiosas

Tenho muita sorte de ter amigos especiais.
Tenho amigos por perto, por longe...
Distantes, próximos, mas sempre presentes em meu coração.

Tem uma da infância que tive a grande felicidade de reencontrar e manter contato.
Ela está grávida, em puro estado de graça e está assim Divina.
Sua felicidade contagia todos, sua Vida é uma bênção..
Sua trajetória é um retrato de Sucesso
Zilda é assim,uma estrela brilhante que irradia amor
tem uma família linda, uma alegria saborosa e uma energia de luz

E o que dizer de Marili, sua alma poética ilumina os ambientes
seu carinho e dedicação são admiráveis
sua ética exemplar
seu amor singular
E além de tudo é muito MÁ

Tem a Clicia que está lá por Goiás
o Gabriel tem sorte de ter uma mãe assim
que tem uma fé que motiva e ensina
que tem uma presença tão agradável
que é verdadeira e sensível...
saudades de nossos encontros adoráveis

Sobre outros personagens amigos escreverei adiante.
Amo todos os meus amigos.
Minhas amizades são alimentos sagrados!

Namastê!

Amei fazer essa colagem de uma mulher mãe linda
Fotos do álbum "Plenitude de ser mãe"do orkut da Zilda

sábado, 3 de janeiro de 2009

Crianças Felizes

"A Felicidade é contagiante"

Crianças felizes, meus amados.
Criança é luz e amor
é alegria e emoção
é pureza e serenidade
é graça e energia
é Felicidade!

Missão cumprida

Já retornei do inverno Norte para o verão Sul Global Latino. A viagem missão quarentena pelo segundo ano consecutivo. Apesar de voltar dilac...