Sim, acontece aqui em Osasco, São Paulo e em tantas cidades. Eu já presenciei muitos atos gentis e ontem recebi uma gentileza que me deixou emocionada. Depois de caminhar 50 minutos, acompanhada da minha filha, passamos para comprar frutas e outras coisas para casa. Logo no início da ladeira, tentando equilibrar o peso, um carro com um casal parou e nos ofereceu uma carona. Gentileza doce no cair da noite. Fiquei emocionada com o gesto e na hora lembrei-me do gentilezas urbanas do Catraca Livre.
Em nossos passos pensantes, eu e minha filha, conversávamos sobre a afetividade do brasileiro e isso está refletida nas muitas gentilezas que acontecem no roteiro urbano. A gentileza enche o dia de graça.
#gentilezasurbanas
A arte de relacionar-se é um desafio e uma bênção que me permite aprender e ensinar com os personagens que fazem parte dos capítulos de minha história. E ainda há muito para escrever ...para trocar experiências com os irmãos que habitam o cenário de minha existência...afinal... cada amanhacer é uma dádiva...todo crespúsculo é uma passagem...e a noite as sombras nos faz enxergar a luz do ciclo que se completa e se renova dia a dia.
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Menos rótulos, mais respeito
Essa onda de preconceito tem cultivado um terreno perigoso entre as pessoas. Desencadeada com a campanha eleitoral fez brotar sementes de intolerância que estão atingindo um nível preocupante. Que colheita terá com esse clima? Tenho escutado coisas assustadoras sobre nordestinos, sobre divisão do país, entre outras “pregações” de argumentos preconceituosos de quem se considera “melhor”. Pessoas que utilizam rótulos para designar as pessoas como “ignorantes” “falsos” e outros que nem vou mencionar. Quem rotula restringe seu ângulo de visão. Quem privilegia o respeito expande sua percepção.
Sei que esses ataques preconceituosos são de uma minoria e espero que continue sendo. E por mais que nos afetem essas citações, é melhor não dar espaço para raiva e alimentar essa energia. Isso não quer dizer que devemos nos calar diante dessa falta de respeito até porque é crime. Mesmo se o sangue ferver, vamos conter nossos ânimos para não retrucar no mesmo tom. Como diz Jean de La Fontaine: “Paciência e nada de pressas fazem mais do que a força e a ira.”
Sei que esses ataques preconceituosos são de uma minoria e espero que continue sendo. E por mais que nos afetem essas citações, é melhor não dar espaço para raiva e alimentar essa energia. Isso não quer dizer que devemos nos calar diante dessa falta de respeito até porque é crime. Mesmo se o sangue ferver, vamos conter nossos ânimos para não retrucar no mesmo tom. Como diz Jean de La Fontaine: “Paciência e nada de pressas fazem mais do que a força e a ira.”
sábado, 25 de outubro de 2014
Sobre as campanhas eleitorais e o voto
As acusações dão o tom nas campanhas. Só que nessa campanha ganhou dimensões assustadoras. Ao invés de debater problemas reais apontando soluções, a base do discurso é tentar atingir o outro. Será mesmo que essa é a fórmula pra mostrar quem é melhor? Penso que só estimula o preconceito e outros fatores negativos. Já ouvi tantos absurdos durante esse processo eleitoral que causam indignação e nojo. Preferi não retrucar, optei pelo silêncio. Basta dizer que sou nordestina SIM com muito orgulho e que eu raciocino SIM. É mais fácil generalizar. Na minha simples percepção, Rótulos diminuem a visão, restringem o espaço do conhecimento. Respeito engradece.
O que se vê é uma disputa de partidos que levanta questões de rico contra pobres. Acredito que o contexto deve ser maior. Vivemos em comunidade e muitos problemas comum como a violência afeta todas as pessoas. Pensar restrito não resolve nada, tem que expandir o horizonte. Isso é um discurso pequeno diante da grandeza do Brasil. Oferecer condições melhores para o país crescer é fundamental já que temos potencial para que esse crescimento aconteça. Se o país cresce as oportunidades são multiplicadas.
Acredito que há sim outro caminho, o que convoca o eleitor a questionar, é questionando que avançamos e é cobrando os compromissos dos candidatos eleitos que exercermos nosso papel de cidadão e participamos da construção permanente da democracia. Sua ação é seu reflexo. Não é só votar e pronto, o voto precisa ir além.
Crédito imagem: Blog Compromisso Consciente
O que se vê é uma disputa de partidos que levanta questões de rico contra pobres. Acredito que o contexto deve ser maior. Vivemos em comunidade e muitos problemas comum como a violência afeta todas as pessoas. Pensar restrito não resolve nada, tem que expandir o horizonte. Isso é um discurso pequeno diante da grandeza do Brasil. Oferecer condições melhores para o país crescer é fundamental já que temos potencial para que esse crescimento aconteça. Se o país cresce as oportunidades são multiplicadas.
Acredito que há sim outro caminho, o que convoca o eleitor a questionar, é questionando que avançamos e é cobrando os compromissos dos candidatos eleitos que exercermos nosso papel de cidadão e participamos da construção permanente da democracia. Sua ação é seu reflexo. Não é só votar e pronto, o voto precisa ir além.
Crédito imagem: Blog Compromisso Consciente
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Minha criança eterna
Sou rodeada de crianças que alegram minha vida. Cresci na companhia de irmãos, tantos primos que eu perco a conta e uma ruma de amigos de infância. Aliás, desse período guardo recordações sensacionais que povoam meus sonhos. Os pulos da canoa para demorados mergulhos no açude. Ficava ali nadando e contemplando a beleza dos raios solares refletidos da margem até o mais profundo que conseguia mergulhar. E que delícia quando eu descia entre as bananeiras logo cedo e chegava ao trecho de areia, perto de onde estava ancorada a canoa e me sentava ali para ouvir o canto das marés. Sim, eu converso com as águas até hoje e perco a noção do tempo. E o que dizer da delícia de subir em árvores e fazer dos galhos minha casa imaginária. Não tem melhor morada com sombra, folhas, flores, frutos e pássaros que vem nos visitar. E minhas lindas bonecas de sabugo de milho com seus cabelos dourados balançando ao sabor do vento.
Sim, tive minhas privações na infância, como muitas crianças do sertão. Só que sinceramente elas não deixaram marcas danosas. Lembro é com alegria das visitas de vozinho que nos levava mantimentos e da alegria de falar ao telefone com meu pai distante em São Paulo por alguns períodos. Melhor ainda era quando ele retornava. O que fica é tudo que é especial, que toca a alma, que enternece o coração e posso dizer com letras gigantescas que tive na minha infância e continuo a ter a presença de muito AMOR em minha vida. E é isso que faz toda diferença na vida da criança que continuamos a ser em diversas gerações. E para parabenizar minha criança, meu melhor presente é ir ao sertão, visitar minha terra, ver o meu povo, brincar e sorrir até dar câimbra nas mandíbulas e a barriga doer. É que sorriso não falta por lá.
Feliz dia das crianças!
Sim, tive minhas privações na infância, como muitas crianças do sertão. Só que sinceramente elas não deixaram marcas danosas. Lembro é com alegria das visitas de vozinho que nos levava mantimentos e da alegria de falar ao telefone com meu pai distante em São Paulo por alguns períodos. Melhor ainda era quando ele retornava. O que fica é tudo que é especial, que toca a alma, que enternece o coração e posso dizer com letras gigantescas que tive na minha infância e continuo a ter a presença de muito AMOR em minha vida. E é isso que faz toda diferença na vida da criança que continuamos a ser em diversas gerações. E para parabenizar minha criança, meu melhor presente é ir ao sertão, visitar minha terra, ver o meu povo, brincar e sorrir até dar câimbra nas mandíbulas e a barriga doer. É que sorriso não falta por lá.
Feliz dia das crianças!
quinta-feira, 10 de julho de 2014
Morada coração
O lugar que moramos diz muito sobre nós. Ontem assisti ao programa Morar no GNT e fiquei emocionada com as casas e personagens do sertão do Cariri. Cidades que margeiam a Chapada do Araripe, com suas janelas, portas, altares, cadeiras de balanço, redes e cantos recheados de significado.
E vi a mesma porta da casa de minha avó-madrinha, a similar cadeira de balanço que ela sentava na calçada, a janela do quarto, o mesmo singelo altar da casa de vozinha, os potes cobertos com os panos rendados, os cravos e as plantas no quintal, a colcha de retalhos e tantos detalhes que enfeitam o lar. E o que dizer do sorriso alegre do sertanejo em receber em sua morada, quanta saudade.
Casas que revelam o retrato de um povo que sabe acolher que cria laços e desata nós. Moradas com cheiro de coração que exala fé, alegria e amor.
Lá na sala da casa de vozinha. Um lar que me sinto acolhida.
E vi a mesma porta da casa de minha avó-madrinha, a similar cadeira de balanço que ela sentava na calçada, a janela do quarto, o mesmo singelo altar da casa de vozinha, os potes cobertos com os panos rendados, os cravos e as plantas no quintal, a colcha de retalhos e tantos detalhes que enfeitam o lar. E o que dizer do sorriso alegre do sertanejo em receber em sua morada, quanta saudade.
Casas que revelam o retrato de um povo que sabe acolher que cria laços e desata nós. Moradas com cheiro de coração que exala fé, alegria e amor.
Lá na sala da casa de vozinha. Um lar que me sinto acolhida.
quarta-feira, 18 de junho de 2014
Torcer é aprender
A energia da torcida brasileira realmente é diferencial. Imprimir essa força torcedora e realizadora em nossos jogos diários também faz toda diferença na realização de nossas metas. Há muitas lições em cada jogo e o resultado final da partida vai depender da atuação da equipe. Em tudo há uma interligação, na derrota e na vitória, há sempre uma fonte de aprendizado. Se mantivermos a disposição para aprender abrimos espaço para avançar em qualquer competição. E vamos lá, que o jogo da vida acontece no cotidiano e o agora é um presente para construir o futuro. E vamos aprender torcendo e seguir na torcida por passos aprendizes.
torcida turbinada por passos aprendizes em cada jogo da vida. Vamos lá com energia turbo-positiva
torcida turbinada por passos aprendizes em cada jogo da vida. Vamos lá com energia turbo-positiva
sexta-feira, 30 de maio de 2014
Frio e Leitura
Há muitas coisas que combinam. Frio e leitura formam uma deliciosa combinação. Sofá, manta, livro, silêncio, viagem. Ler é maravilhoso em qualquer estação, no entanto, nos dias frios, que nos convidam ao aconchego do lar, ganha um calor charmoso. E vai ser assim, no final de semana que chega para curtir com a família e os livros.
Crédito da imagem aqui
Crédito da imagem aqui
Assinar:
Postagens (Atom)
Missão cumprida
Já retornei do inverno Norte para o verão Sul Global Latino. A viagem missão quarentena pelo segundo ano consecutivo. Apesar de voltar dilac...
-
Não conheço com profundidade as origens dos meus antepassados, mas os reverencio porque sei que eles são parte de minha história, da minha g...
-
Meu último texto do ano da série mês turbinado. Sim, 2010 está chegando ao fim. Hoje é dia 30 e já sentimos no ar a chegada de um novo ano. ...
-
Pela primeira vez, aos 50 anos, fiz uma viagem com amigas. Curta e intensa. Com momentos de silêncio, diálogo, contemplação, caminhada, leit...





