quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Sobre as amizades presentes

Numa roda de conversa sobre amigas de longa data e recentes, cada uma tinha sua leitura diferente. Algumas lembraram com nostalgia das amizades da infância e adolescência. Outras mencionaram de como se afastaram dos amigos depois do relacionamento do casal. Uns mudaram de estado, de país e o contato esfriou até desaparecer. Falamos sobre o tempo de nossa amizade e de como essa proximidade vai agregando também nossos filhos e filhas como amigos.

Eu citei o meu exemplo que consegui reencontrar amigas e de como é bom seguir mantendo nossa amizade de infância. Com uma amiga específica, a Zilda, acompanhamos a gestação da outra e hoje nossas filhas, uma de 11 e outra de 10 são amigas. Que preciosidade nesses tempos efêmeros seguir fortalecendo laços amigos tão perenes. E que continue sendo duradouro os laços que o afeto une.

Com o tempo o número de amigos pode diminuir e se tornar ainda mais enriquecedor. Alguns ciclos se fecham e tudo bem. O que aprendi é que cada pessoa que entra e sai da nossa vida tem um significado, seja nas relações breves ou duradouras. Todos os relacionamentos vão sendo transformados com as experiências. Umas boas, outras nem tanto. E cada experiência vem com uma lição.

Uma frase que uma amiga me disse e que faz muito sentido em minha jornada, que pode até ser uma oração, um mantra, desses cotidianos. Para pedir e agradecer, compartilho aqui: “Que Deus nos livre de pessoas danosas. E que a graça do Senhor fortifique os verdadeiros laços.” Eu sou tão grata pela generosidade do Universo que me ensina cada dia mais a refinar e fortalecer meus laços. E sinto também muita gratidão por todas as pessoas com as quais já tive relação amiga em outros tempos, o que foi precioso ficou guardado na memória-coração. E, completando essa frase da minha amiga: Amém. Assim seja hoje e sempre!

Aos amigos (as) de ontem, do hoje e do amanhã, todo meu afeto. Presença amiga faz toda diferença.
As amigas Isa e Julia, passos enveredados por gerações.

Nenhum comentário:

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...