segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sagrada Árvore


Hoje é dia da Árvore. E quantas árvores fazem parte de minha história. Da infância lembro dos vários umbuzeiros e que delícia sua fruta. A mangueira da casa dos avos e do juá, uma árvore frondosa no terreiro da casa de uma tia muito querida.

No meu bairro tem ipê roxo e sibipuruna amarela. E como é linda a florada do ipê amarelo. Já comi bastante goiaba no pé, graviola e pinha. Árvores frutíferas que acompanham as estações e tem o tempo oportuno do seu fruto.

Quando desço a Serra do Mar indo pro litoral Sul ou Norte fico fascinada ao ollhar a Serra e ver a imensidão do verde que abriga diferentes espécies. Na Mata Atlântica têm quaresmeira, jequitibás, palmeiras... A biodiversidade do Brasil é uma riqueza. Temos tantas árvores, o pequizeiro no Cerrado, o Buriti no Pantanal, a castanheira-do-pará na Amazônia e tantas outras.

Árvores das estradas, da calçada, da praça, dos parques, das florestas.Árvores que dão sombra, abrigo, flores, frutos. Arvores que alimentam e semeiam a vida.
Plante, cuide, acompanhe. A árvore é um símbolo sagrado.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Setembro é tempo de ação e primavera

Ontem passei na Alameda Gabriel. O vento soprava anunciando que o tempo logo mudaria. As folhas de inverno das árvores voavam pela rua, entravam no carro, passeavam despedindo-se da estação e dando lugar para as novas folhagens da primavera.

Ontem foi um dia importante. Um dia de resolução. É gratificante resolver os assuntos listados na agenda. O check-list de solucionados renona as energias para os próximos passos. E tem aqueles que mesmo quando não escrevemos ficam “martelando” e nos lembrando que é preciso ação.

Estou continuamente aprendendo a relevância de organizar o tempo priorizando as atividades e estabelecendo metas para cada item. Até os sonhos me sinalizam e acordo com a sensação de que hoje é dia para produzir resultado positivo.

Hoje é sexta-feira e defini iniciar uma atividade para esse dia. Faz tempo que ensaio e agora é hora de ir para o palco. É tempo de primavera e o movimento no jardim da natureza já está acontecendo. As vibrações da estação já estão no ar.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Agosto turbinado

31 dias de um mês diferente. E a diferença de agosto, mês 08, foi a “parada obrigatória” por certos períodos por conta de uma infecção. E uma pedra me fez parar e refletir. E a febre com calafrios me assustou, mas também foi um sinal de que é preciso ficar alerta para a saúde e atender as mensagens do nosso corpo. Até a enxaqueca retornou com força total.

As vezes pressionados pela rotina frenética não nos damos conta de que o nível de estresse está nos prejudicando e sabiamente o corpo sinaliza de que há algo em conflito. E o susto serviu para modificações necessárias, para ampliar os momentos de serenidade, o descanso merecido para regenerar as energias. A febre se foi e os cuidados continuam, afinal, eles devem ser constantes.

Mudanças em curso. Prioridades estabelecidas e o ciclo seguindo no ritmo mais harmonioso. Não é tarefa fácil organizar o tempo, no entanto, é fundamental a gestão do tempo para que possamos realizar as atividades que nos comprometemos e que são importantes em nossa vida. O primeiro passo é vital e depois é ter disciplina para seguir adiante com firmeza.

Agosto foi turbinado nos negócios. Bons contatos, resoluções de pendências, comunicação no Twitter, Blog, Site, Flick e planejamento da Loja Virtual que está, como diz o ditado, “saindo do forno”. O e-Commerce é uma excelente oportunidade para ampliar as vendas e oferecer comodidade e praticidade para que os clientes realizem compras online. E assim a Marcos Turbo vai crescendo de olho nas tendências tecnológicas do mercado virtual. Vendas de turbinas novas e recondicionadas e serviço de recondicionamento de turbinas são nosso forte.

Em agosto acompanhei, um pouco distante, as atividades do Esppaço Alpha na organização da 1ª Semana Holística de Osasco. O evento instituído por Lei no calendário oficial da cidade será um marco para o município que contará com uma programação diversificada e com a presença de importantes profissionais que ministrarão palestras, vivências, workshops, além da agenda cultural do evento que contará com música, dança e exposição.

Nas ondas do rádio, na TV, nos jornais, nas revistas e na Internet muitas informações circulando sobre o projeto que tem o propósito de difundir os benefícios da visão e prática holística para promoção da cultura da paz, otimização da qualidade de vida, saúde, bem-estar e desenvolvimento integral do ser humano baseado nos princípios do amor, ética e respeito ao meio ambiente e relações humanas. A semana Holística tem um perfil transdisciplinar e será uma oportunidade magnífica para o intercâmbio de informações que irão gerar conhecimento e muito movimento na cidade.

Em casa bênçãos. Fizemos um “up grade” e estamos caminhando para elevar cada vez mais nossos laços de amor, saúde e prosperidade. A Isa está crescendo, 1 ano e 2 meses, as aulas da Bruna voltaram, projetos sendo traçados e assim, passo a passo, vamos conquistando nossos sonhos. Divertimos-nos muito por aqui e o sorriso torna o lar um ambiente alegre e cheio de vida. E que Vida turbinada temos. Terra&Água, Terra&Água.

Quero parabenizar meu irmão Paulo pela vitória alcançada. Parabéns vencedor. Tenho muito orgulho de suas realizações. Elas me inspiram, motivam e mostram o quanto é valioso acreditar e exercitar a força da Fé, Determinação e Persistência. E em agosto aprendi que agradecer cada dia é uma dádiva. Estamos encerrando o mês com o Sol iluminando o inverno paulistano e com uma linda Lua Crescente enfeitando a noite. Cenário ideal que brinda a chegada de setembro, mês do equinócio da primavera. Seja bem-vindo setembro.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O nevoeiro, o Sol, as flores

Um forte nevoeiro cobria São Paulo esta manhã. Da janela do meu quarto tudo branco. Tudo branco na rua. A neblina ofuscava a força do Sol que estava ali, mas não podíamos enxergar. Logo veio a claridade e o azul do céu tingiu a cidade com um Sol brilhante. Sexta-feira, dia turbo-multiplicador com excelentes negócios.

Segundo a Astrologia, a sexta é relacionada ao reluzente planeta Vênus. Deusa da Beleza e do Amor do panteão romano, a enigmática Afrodite da mitologia grega. Sexta que encerra a semana de trabalho para muitos. Início do final de semana e esse calor de inverno com o sol iluminando o dia me lembrou o mar. E como é bom amar.

E falando em amor, tem uma Lua Crescente na noite acompanhada de estrelas cintilantes, um convite para namorar. E que delícia namorar ao som de uma boa música. E o som lembra suavidade que me faz recordar da brisa da primavera que logo chegará. E por falar nessa estação tão graciosa, tem exposição de flores em Arujá neste final de semana e em setembro a Expoflora. Festa das cores e flores que enfeitam os jardins da vida.

E a vida é generosa em nos oferecer oportunidades para colorir nosso jardim. Temos um imenso potencial para criar e construir uma história recheada de capítulos especiais. É só nos alimentarmos de amor que o ciclo da fertilidade acontece e rende frutos saborosos e nutritivos que geram novos plantios para que o ciclo torne-se perene.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Múltiplos retratos da cidade

Andar pela cidade é uma oportunidade para percebermos a diversidade que encontramos nos múltiplos retratos que ela revela. Posso olhar com foco na arquitetura e urbanismo, na cultura, nos costumes, no movimento econômico, na dinâmica social e tantas outras leituras. No centro tem um cenário, nos bairros são outros e cada um tem o seu diferencial.

Moro entre duas avenidas com características diferentes. Na Av. Antonio C. Costa, ou simplesmente C Costa como chamamos, o comércio expandiu-se com novos estabelecimentos e está difícil encontrar lugar para estacionar. Eu prefiro circular por lá a pé. Têm correios, bancos, lojas de roupas e calçados, academia, loja de carros, supermercados, restaurantes, veterinárias e muitos mais. É também rota de muitos ônibus que levam ao centro, Vila Yara, Pinheiros, Lapa. Quando preciso de sapateiro, chaveiro, papelaria, material de construção, fotos, dentista, bancos, cachorro quente e tantos outros serviços, é aqui que vou quase diariamente.

A outra avenida é a Analice Sakatauskas. O forte desta avenida é o número de salões de beleza. São vários, pequenos, grandes, novos, os já tradicionais, e estão sempre com clientes. É um reflexo de como o segmento beleza está em alta e a tendência é de expansão contínua. Ótimo para a indústria de cosméticos e prestadores de serviços da área. Mas na Analice não tem apenas salões. Tem uma loja de calçados maravilhosa chamada Carlitos. Conta com bazar, empresas, concessionária Volks, oficinas, autopeças, clínica odontológica e outras opções comerciais.

E no domingo a Analice se transforma. É o dia da Feira. Imperdível o pastel da banca próxima ao prédio. Sim tem um prédio residencial na avenida Analice que ainda tem casas. O domingo é multicolorido e cheio de aromas da feira. Frutas, verduras, legumes, grãos e as bancas repletas de variedades. Se gostar de tapioca irá se deliciar na banca da simpática senhora no final ou começo da feira (depende de onde você inicia). E, claro, a banca das plantas e flores que eu adoro.

Entre essas duas avenidas estão o Bela Vista, Jardim Aliança, Jardim Ipê, Cipava e outros bairros. Ruas, pessoas, escolas, igrejas, casas antigas, sobrados novos, praças, crianças, idosos, jovens e uma grande mistura que forma a paisagem da cidade. Eu moro no mesmo bairro do Esppaço Alpha, um excelente centro holístico um excelente centro holístico que tem yoga, acupuntura, coaching, pnl, reiki e muito mais. Aqui é o Bela Vista e gosto muito daqui, da minha rua, da casa, da proximidade com o centro, das facilidades de ter tudo perto e ainda assim sentir a paz de sentar na calçada no final da tarde. Meu iluminado e turbinado ambiente enfeitado com flores, turbos, música, alegria e energia positiva. "DIAS MELHORES PRA SEMPRE"

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sentada na calçada

Sentar-se na calçada para ver o final da tarde , conversar, contemplar as cores do entardecer, ver a noite chegar, ouvir histórias...nossa há muito tempo eu não fazia isso. Nesse domingo eu fiz. Sentada no batente da calçada, olhando o céu com riscos vermelhos tingindo o azul, vendo minha pequena brincar e acenar para os carros que passavam na rua.

As vizinhas do lado também estavam na calçada conversando. E me lembrei de um comentário de uma cliente que veio aqui e ficou na calçada sentada e eu a convidei para entrar. Ela disse “quero ficar aqui mesmo, faz tanto tempo que não sento na calçada assim”. E também me lembrei das tantas vezes na infância que fiquei na calçada com as amigas brincando no final da tarde e a noite vinha e ali ficávamos contando causos de assombração.

Minha irmã costuma dizer que isso é para quem não tem o que fazer e fica fofocando. Pode ser também. Mas é um costume muito comum no interior. Lembro de casas que tem até bancos na calçada. E aqui também tem bairros que conservam o sentar na calçada.

E nesse domingo de verão no inverno de agosto foi uma delícia brincar na calçada com a Isa...ficamos ali horas conversando, cantando, curtindo o tempo passar. E me dei conta de como é bom ter uma calçada para sentar.

Missão cumprida

Já retornei do inverno Norte para o verão Sul Global Latino. A viagem missão quarentena pelo segundo ano consecutivo. Apesar de voltar dilac...