segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sagrada Árvore


Hoje é dia da Árvore. E quantas árvores fazem parte de minha história. Da infância lembro dos vários umbuzeiros e que delícia sua fruta. A mangueira da casa dos avos e do juá, uma árvore frondosa no terreiro da casa de uma tia muito querida.

No meu bairro tem ipê roxo e sibipuruna amarela. E como é linda a florada do ipê amarelo. Já comi bastante goiaba no pé, graviola e pinha. Árvores frutíferas que acompanham as estações e tem o tempo oportuno do seu fruto.

Quando desço a Serra do Mar indo pro litoral Sul ou Norte fico fascinada ao ollhar a Serra e ver a imensidão do verde que abriga diferentes espécies. Na Mata Atlântica têm quaresmeira, jequitibás, palmeiras... A biodiversidade do Brasil é uma riqueza. Temos tantas árvores, o pequizeiro no Cerrado, o Buriti no Pantanal, a castanheira-do-pará na Amazônia e tantas outras.

Árvores das estradas, da calçada, da praça, dos parques, das florestas.Árvores que dão sombra, abrigo, flores, frutos. Arvores que alimentam e semeiam a vida.
Plante, cuide, acompanhe. A árvore é um símbolo sagrado.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Setembro é tempo de ação e primavera

Ontem passei na Alameda Gabriel. O vento soprava anunciando que o tempo logo mudaria. As folhas de inverno das árvores voavam pela rua, entravam no carro, passeavam despedindo-se da estação e dando lugar para as novas folhagens da primavera.

Ontem foi um dia importante. Um dia de resolução. É gratificante resolver os assuntos listados na agenda. O check-list de solucionados renona as energias para os próximos passos. E tem aqueles que mesmo quando não escrevemos ficam “martelando” e nos lembrando que é preciso ação.

Estou continuamente aprendendo a relevância de organizar o tempo priorizando as atividades e estabelecendo metas para cada item. Até os sonhos me sinalizam e acordo com a sensação de que hoje é dia para produzir resultado positivo.

Hoje é sexta-feira e defini iniciar uma atividade para esse dia. Faz tempo que ensaio e agora é hora de ir para o palco. É tempo de primavera e o movimento no jardim da natureza já está acontecendo. As vibrações da estação já estão no ar.

Viagem das meninas

Pela primeira vez, aos 50 anos, fiz uma viagem com amigas. Curta e intensa. Com momentos de silêncio, diálogo, contemplação, caminhada, leit...