segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sentido das Cores

Todos os dias somos abraçados pelas cores. Elas estão por toda parte. Nos caminhos, nos objetos, nas roupas, nos lenços, nas árvores, na casa, na rua, na montanha, no mar...Que delícia mergulhar no sentido das cores.

Neste dia de outono as flores com dois tons de rosas de uma árvore frondosa enfeitaram minha manhã. Desci a rua contemplando essa bela florada com o céu azul ao fundo enaltecendo ainda mais as flores. Elas balançavam suavemente desprendendo suas pétalas que voavam até o chão formando um tapete florido por onde passei.

Essa imagem me fez refletir sobre o sentido das cores na nossa vida e como a minha é colorida. Todos os dias e noites vivo cercada de muitas cores e como é prazeroso escolher e moldar cenários com as nossas preferidas. Fiquei pensando nas cores que estiveram no meu sono azul, no lençol, no pijama, na coberta, na manta...tranquilidade.

O dia nasceu. Veio a claridade, o céu azul, nuvens brancas, blusa branca. A Isa acordou com o rosa e laranja, toda linda sorrindo e desenhando a alegria da manhã. Na minha tela do micro, uma montagem turbinada com vermelho, dourado, verde da Mata Atlântica emoldurando a estreita estrada que tem marias sem vergonhas em muitos trechos. E ao lembrar da SP 312 lembrei da Fazenda, do chocolate, das aves coloridas.

Estou aqui escrevendo na minha mesa azul cercada pelo tom prata das turbinas nas prateleiras. Vermelho da nossa marca no cartão, no site, Blog, no porta canetas também. Manto azul e dourado de Nossa Senhora, flor amarela e laranja que lembra tons do Sol e emana criatividade e energia. Tem também o amarelo e o azul do Sedex, mercadorias, comunicação, movimento. Cartões com cores, informações, marcas. E no mundo virtual a festa das cores chama atenção, fisgam nosso olhar.

Minha filha entrou na sala com seu tom chocolate no cabelo, algumas mechas ainda vermelha, logo estará mudando a cor. Tem o verde e branco no seu quarto. O espelho que reflete as muitas cores dos seus looks. E por falar na cor que nos transporta para a floresta, seus olhos verdes cintilam em seu rosto. Parecem esmeraldas faiscando. Cor do nosso time Palmeiras ou simplesmente Verdão. Brilho nos acessórios. Ela sabe usar as cores e fazer o estilo Bru, inconfundível. Olho pela porta e vejo minha rede azul pendurada na varanda. E lá estão minhas plantas verdes decorando a garagem.

Minha pequena Isa está no seu andador rosa e lilás. Ela veste uma linda calça vermelha com bori listrado de rosa e lilás. Seus olhos azuis curiosos percorrem todo espaço. Ela adora olhar os quadros na parede da sala com seus lindos tons laranjas e amarelos. Tem mandalas e indicam movimento. Tem marron no tapete listrado e ela assiste coloridos desenhos infantis no Discovery Kids.

Meu dia tem muitas cores. E nessas últimas noites de lua cheia fiquei fascinada com seu tom suave dourado entrando pela janela do meu quarto. Do meu quintal olhei o céu azul noturno e fiquei extasiada de felicidade.Lembrei de como o luar ilumina os caminhos no sertão e nos barcos de tantos pescadores. Como são belas as noites de outono. Isso me fez viajar por outras paisagens. Saudade feliz. As cores tem outra tonalidade nas noites.

Cores da Vida por todos os cantos, nas estações, nas janelas, nos chakras, nas bandeiras, nas estradas, nos campos, nas cidades, na natureza...Cores belas e variadas que dão colorido e energia a nossa existência.

Sentido das cores, sentido da Vida.
Amo as cores dessa imagem -mar, montanha,cidade e pessoas no ciclo da vida- foto do meu irmão Paulo Eugênio na África do Sul

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...