terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Saborosas recordações de uma caminhada

23/02/2009
Ontem andei pela noite. Fazia tempo que eu não caminhava tranquilamente pelas ruas. Um vento suave soprava trazendo uma agradável sensação de leveza. Noite de verão, segunda diferente, é carnaval. Folia e tranqüilidade em distintos cantos.

Nas ruas, pessoas nas calçadas conversando. Meninos e meninas brincando, uns jogam bola, outros vôlei, outros esconde-esconde. Retratos de infância. Isso me fez lembrar o quanto esse cenário já fez parte de minha vida, como brinquei nas noites enluaradas do sertão, no sítio, nas ruas, nas praças.

Meus passos seguiam pelo bairro. E como somos ligadas ao bairro que moramos, por aqui chamamos também carinhosamente de Vila. Tem a padaria da esquina, mas tem também a bicicleta que passa com o pão todas as manhãs e tardes, o que passa vendendo frutas, sorvete e a noite o carro de churros.

Uma brisa tocou tão intensamente meu rosto e veio a imagem do mar e de duas amigas que estão por lá. Elas estão perto do oceano das águas que movimenta a vida. Como amo o mar, o fluxo incessante das ondas com seu som que penetra na alma. Sinto tanta paz quando contemplo esse reino sagrado. Não é a toa que é meu Elemento.

E por falar em amizade, essa caminhada foi para visitar uma amiga e me fez recordar das tantas vezes que andei na companhia de amigos verdadeiros. Uns de passagem, outros perenes. E aqui me transportei para as trilhas nas montanhas, abraçada pelo verde, pelas flores, pela natureza. Como diz meu irmão-amigo, nas trilhas encontramos amigos eternos. Saudades...

Um ônibus passou. Um transporte que circula por tantas estradas e na cidade é meio de locomoção de muitos. Já conversei tanto em ônibus e com a Bruna sentava no “banco grande” como ela chamava quando pequena. Lembrei também de quando estava grávida e como tive que descer antes do previsto muitas vezes por conta dos enjôos na gravidez da Bruna. Momentos...fases...capítulos...lugares...histórias...

Da rua para a avenida, não a do samba embora seja carnaval. Mercado, açougue, padaria, sorveteria, pizzaria, loja, despachante, dentista, banco, táxi e muito mais em um único quarteirão. Vida cotidiana urbana cheia de repertório. Andando, falando, ouvindo, pagando, comprando, brincando, rindo...vivendo.

A chuva chegou quando eu já estava voltando. Ela veio para refrescar ainda mais a noite de verão. Tive que ligar. Minha pequena Isa não podia se molhar. Fiquei esperando e observando o vai e vém. Os faróis indicavam que ele chegou e a felicidade da baby confirmou. Foi só descer, virar direita, esquerda e esquerda e chegamos.

Minha deusabebê mamou, dengou e dormiu. E eu também adormeci agradecendo pelas recordações saborosas afloradas na caminhada e pela bênção de me sentir tão acolhida e feliz no meu lar. Preciso andar mais. É um exercício saudável,adorável,amigável.

Quando escrevi sobre amizade nesse texto lembrei de amigos especiais. São eles que ilustram esse texto com muito carinho.
Admiro e Amo vocês: Bruna e Anderson!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

passeio de domingo na SP 312

Estrada sinuosa que margeia o Rio Tietê. Passamos por Santana de Parnaiba, "berço dos Bandeirantes", depois em Pirapora que recebe tantos Romeiros, e a SP 312 vai até Itú. No meio tem a Estrada Parque em Cabreúva e a Serra do Japi abraçada pela Mata Atlântica.

Cheiro de verde, de mato, borboletas, pedras, sítios, camping, bikes, muitas...e como deve ser gostoso pedalar no caminho sombreado pelas árvores...e tem a Fazenda do Chocolate. Lá observamos muitas famílias, história, passeio de cavalo, delícias caseiras, balanços, peixes, água, cheiro do café sendo moído e aroma do campo...aquele que nos remete as brincadeiras da infância...e nos faz lembrar que a criança que habita em nosso ser está viva e cheia de alegria.

O olhar da Isa percorria tudo...encantada com o verde das árvores, com a luz de um belo dia de sol, com as cores e com o lindo céu azul...ela exalava felicidade no colo do Pai bobo de tanto amor. A Bruna, mesmo com medo dos insetos, até subiu na porteira e na cerca para pousar para fotos...ficou ainda mais deslumbrante cercada pela sua cor preferida.

Mas...é claro que como a DeusaFilhaMor diz "na nossa família quase normal" sempre tem motivo para dar risadas...eu surtei quando vi um besouro na perna da Isa dentro do carro e meu grito foi um grande susto..só assim pra Isa chorar.Meu marido pensou que fosse uma cobra tamanho meu exagero rsrsrsrs coisas de mãe!

E quando eu vou ao banheiro no restaurante...ele tem "comichões" rsrsrsrs e dessa vez até a Bruna - que perdeu a oportunidade de tirar fotos no espelho- reclamou da minha demora...eita "eugênios impacientes". Por outro lado, a Isa estava toda sorrisos no sua cadeira de pequena. Um casal não aguentou e veio nos falar que estavam admirados com a nossa bebê graciosa....nem preciso escrever que fico toda orgulhosa...coisas de mãe coruja D+

Foi um domingo delicioso e que maravilha está aqui em casa, nesse lar cheio de amor.Logo mais vou para meu canto...e dormir tranquilamente...mesmo acordando algumas vezes para amamentar durante a noite...ainda dá para descansar, afinal, um novo amanhecer cheio de bênçãos nos aguarda.

Namastê!

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...