sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A revolução da Internet mudando a forma de anunciar

Eu já ouvi muitas vezes a frase: “a propaganda é a alma dos negócios”. Eu penso que a propaganda é uma ferramenta que também possibilita divulgar a “alma” do negócio e tenho observado que sua dinâmica está sendo alterada constantemente com a evolução da Internet. Diria até, a revolução da Internet, tamanha sua força de transformação no modo como as pessoas hoje interagem em rede.

Há bem pouco tempo atrás os empreendedores aproveitavam qualquer oportunidade para divulgar o endereço ou telefone da empresa. Com o avanço da Internet, informar o site da empresa é destaque nos diversos anúncios, afinal, ao acessar o endereço eletrônico, os internautas poderão navegar pelo conteúdo publicado e conferir maiores detalhes do produto ou serviço que a empresa oferece aos consumidores. Antes eu costumava ouvir o site começando com www e a sequência. Hoje o www caiu em desuso. Ao indicar o site o anunciante já diz, só para citar um exemplo, decolar.com.

Será porque eu lembrei justo do Decolar? Talvez seja porque lembrei nesse momento que tenho que pesquisar passagens aéreas. Nosso cérebro faz associações. Essas combinações entre links e necessidades geram negócios turbinados. O Google é prova crescente dessa teia de interligações que a Internet promove.

E por falar em gigantes da Internet, tenho notado recentemente que muitas empresas já andam substituindo a divulgação do site pelo Facebook. Ao invés de acessem empresa.com.br já convidam o internauta a acessar o facebook.com/empresa. Os links das redes sociais já ocupam posição de destaque nos sites das empresas. As redes sociais tem muita força e agregam pessoas com afinidades com determinadas marcas e valores. A divulgação, positiva e negativa, caminha em velocidade turbinada na rede.

Seja como for, a Internet faz acontecer. Basta perceber como o curtir, comentar e compartilhar torna-se cada vez mais verbos-ações recorrentes no universo virtual que influenciam o ambiente presencial de muitas empresas e pessoas. O Google e o Facebook são forças turbinadas na rede da comunicação e seguem com potência turbo!

Maria Ivone Neto Mourão

Nenhum comentário:

Qual caminho você escolhe?

Treine a mudança de seu pensamento. Não desanime. Seja persistente. “Falar é fácil, difícil é fazer” “Ninguém me ajuda. Tudo dá errado” ...