segunda-feira, 24 de junho de 2019

O Rio, a promessa cumprida, o encanto e a cidade

Esse feriado viajei pro Rio. As meninas do Rio já vieram nos visitar aqui algumas vezes e eu estava devendo esse retorno. Cumprir a promessa trouxe uma doce sensação de leveza. Toda viagem, mesmo que curta, é uma experiência aprendiz. E o Rio tem muito a nos ensinar. O encanto com a paisagem é deslumbrante. E foi encantador a ternura que senti com os laços.

Fazia muito tempo que não visita a capital carioca. Foram apenas três dias e retornei com saudade do que vi e do muito que a cidade tem para descobrir. Há muitos Rios no Rio de Janeiro. As crianças gostaram da proximidade com o mar, do metrô, do picolé. É realmente um privilégio morar perto da praia, poder andar sentindo a brisa que sopra do oceano.

Adorei andar pelas ruas da Urca, tão charmosas. Um lugar muito aprazível para morar, fiquei assim imaginando. Não sei se é a realidade para quem reside ou frequenta. No trajeto da van até o Corcovado eu e Isa ficamos observando as graciosas Ruas das Laranjeiras e Cosme Velho. E também nos chamou atenção algumas ruas bem arborizadas de Copacabana.

Uma das melhores maneiras de conhecer o lugar é conversando com quem mora. Algumas das falas que ouvi: “a cidade tá arrasada pela corrupção dos últimos governantes”, exclamou um ambulante. Outro me disse com medo no olhar sobre a “praga dos milicianos”. Outra sobre o aumento dos estabelecimentos fechados em decorrência da crise. “Antes de indicar um local hoje temos que conferir se ainda está aberto ou já fechou as portas”. Outro problema citado é o aumento de pessoas desempregadas da capital. Apensar dos muitos desafios, tenho convicção de que o Rio continua e seguirá sim sendo uma “cidade maravilhosa”.

É um lugar que tem uma energia ímpar e uma poesia que toca. Eu retornarei Rio pra te encontrar melhor.

Nenhum comentário:

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...