quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

O Não desperta o Sim.

O réveillon já passou, os dias avançam, devagar para alguns, ligeiros para outros.  Depois das comemorações você já ingressou no frenesi do cotidiano? Já está envolvido em tantas atividades, manipulado por tanta informação que nem tem parado para observar o céu, nem que seja pela janela. Você está disposto a sair do script de uma agenda cheia e às vezes tão vazia?

Já iniciou suas metas de ano novo ou apenas escreveu como incentiva o roteiro?
Sim afirmativo, já traçou um planejamento? Ou segue prorrogando as ações?
Nas suas resoluções definiu o que eliminar, continuar ou mudar?
A decisão do Não pode ser o impulso para o Sim. O que realmente te incomoda que você não pode mais aceitar? Eu te convido a fazer esse exercício. Acredito que iniciar resolvendo essa questão abre espaço para novas possibilidades.  

Situações que vamos deixando passar, engolindo a seco até engasgar, vão formando um caldo explosivo dentre da gente. São dores não curadas que se transformam em pedras, doença autoimune e eu mesmo sou prova disso. Sou repleta de cruzes, iguais aquelas das estradas do sertão, cada uma tem seu significado e hoje já consigo encarar minhas cruzes e vejo as feridas cicatrizando. Sim, estou envelhecendo nos fios brancos, nas rugas e no aprendizado.

O caminho aprendiz é o que fará diferença e começa por olhar para si e ter a coragem de enfrentar seus fantasmas. Eita tarefa difícil! Assistir com verdade o passado, estar no presente e vislumbrar o futuro, é o enredo das reflexões de muitas pessoas. E por mais que a passagem de ano seja uma data referência, todo dia é tempo de escolha ou escolhas. Algumas tem o poder de representar uma real virada.

Eu tenho minhas metas para 2023. Escrever um texto mensal para cada um dos meus Blogs é uma delas. Tenho outras já encaminhadas, outras nem anotei, estão tatuadas na alma.  A principal de todas é acolher minhas prioridades, seguir cicatrizando minhas feridas, ouvir cada vez mais minha intuição e fazer aquilo que ela palpita em tantos formatos, como nos sonhos ou no vento que canta vozes. Amor é acima de tudo ação e esse chamado me diz:

ser casa atenta aos seus sinais. Sinta, ouça, faça, floresça
um momento de reflexão sagrado no entardecer na Praia de São Sebastião.

Texto 1/2023 do meu primeiro Blog. Meta cumprida. Gratidão!

2 comentários:

Josi disse...

Por que prestamos mais atenção aos términos dos ciclos? Não é no início que determinamos qual caminho vamos seguir?
Janeiro sempre é o início de um novo ciclo
Ivone...seu texto me fez refletir

Emerson Neto disse...

Muito bom e inspirador... Tracei algumas metas e espero poder cumpri-las. Vamos seguindo na caminhada da evolução. Um grande beijo e excente ano de conquistas!!!

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...