sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A leitura criativa da edição PEGN agosto/2010

Eu sou leitora assídua da revista mensal PEGN e de cada edição resolvi mensalmente escrever meu filtro para publicar no meu Blog. Na edição de agosto adorei a matéria de capa que aborda o tema criatividade. A entrevista com Biz Stone completou a matéria de modo sensacional. Dentre os itens destacados como primordiais para exercitar a potencial criativo, um deles, considero fundamental já que abre um horizonte de possibilidades para os demais: o autoconhecimento. O empreendedor que conhece a si mesmo e alimenta um diálogo com sua essência produz resultados fantásticos porque expande sua consciência de que habita em si a força criativa para empreender ações de sucesso.

Aliás, o autoconhecimento tem conquistado cada vez mais destaque em textos que leio sobre inovação, criatividade, empreendedorismo e outros temas relacionados. Exercer uma atividade que tem uma refinada sintonia com seus propósitos é fortalecedor e cria um ambiente propício para que o processo criativo se desenvolva. Pensar nessa abordagem me fez refletir e fazer links com outros conteúdos que li no Blog do Empreendedor, dentre eles, um que aborda a qualidade de vida. É muito comum o empreendedor ter uma agenda repleta de atividades e ficar “sem tempo” para cuidar de si, porém, quando percebemos que o descanso e o lazer são aliados da nossa criatividade buscamos organizar nosso precioso tempo reservando espaço para atividades lúdicas.

Por outro lado, quando desempenhamos uma atividade pela qual somos apaixonados ela nunca é vista como um fardo e sim como um desafio. Nesse ponto o autoconhecimento é relevante e nos conduz a fazer escolhas priorizando nossas metas reais. Claro que não é um caminho fácil e pensando nessa “falsa facilidade” muitos escolhem a zona de conforto como seu território seguro. O caminho mais difícil pode ser prazeroso e repleto de descobertas e aprendizados. Vale tentar para fazer acontecer o tempo de sua vida que é um presente. Nessa jornada buscar o equilíbrio é essencial já que nosso corpo é inteligente e integrado. O corpo é um sistema interligado assim como a rede que nos conecta conosco, com outros personagens, com nossos negócios e com outros atores que formam a tela na qual vamos desenhando nossa história.

Ao escrever esse texto eu me lembrei de alguns textos da inspiradora coluna “O que eu conquistei” da PEGN. Lembrei do empreendedor que anda com sua família de bike, de uma empresária do ramo de jóias que reserva a quarta-feira para uma agenda toda especial, de outro que pega sua moto para dirigir nas rodovias paulistas aos domingos e de tantos outros exemplos que nos mostram que o formato de nossas conquistas revela muito sobre o que somos, mas, acima de tudo, como é importante ter um cuidado primoroso com você. Essa é uma atitude valiosa que se estende em tudo que você faz de maneira criativa e saudável. Para finalizar, registro uma frase da edição que escrevi em meu caderno gratidão:

“Criatividade é um recurso renovável. O acesso a ela é inesgotável: todo mundo é criativo” Biz Stone - Twitter Crédito imageo site PEGN.Já estou lendo a edição de setembro. Até o próximo filtro.

Nenhum comentário:

Qual caminho você escolhe?

Treine a mudança de seu pensamento. Não desanime. Seja persistente. “Falar é fácil, difícil é fazer” “Ninguém me ajuda. Tudo dá errado” ...