sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Extraindo oportunidades de erros e fracassos

Na edição de dezembro/2010, a PEGN premiou seus leitores com histórias inspiradoras dos vencedores do Prêmio Empreendedor de Sucesso 2010. O que me tocou em cada uma delas foi o relato de superação diante dos momentos difíceis que cada um dos empresários citou. Quem de nós não enfrentou momentos cruciais em nossas trajetórias que exigiram uma dose elevada de persistência e energia?

Cada pessoa é única, assim como cada empresa. Na trajetória de cada uma delas há suas diferenças, erros, acertos, ajustes, mudanças, aprimoramento e tantos outros fatores que vão desenhando o curso de suas histórias. A leitura desses especiais exemplos me conduziu a refletir sobre a possibilidade que cada pessoa tem para transformar derrotas e falhas em oportunidades de aprendizado e melhoria. Sim, os fracassos podem surgir como bênçãos disfarçadas. Precisamos exercitar nossa lente questionadora e criativa para enxergar os diversos ângulos das situações.

Nesse ponto a humildade e a grandeza se conectam de modo espetacular. É preciso ter humildade para reconhecer erros e a grandeza da coragem para criar soluções. É necessário ter a grandeza da fé e do amor ao trabalho e a humildade para buscar orientação e, se for o caso, parcerias confiáveis para reverter o cenário e alavancar o desenvolvimento. Se formos apaixonados por nosso projeto somos capazes sim de seguir adiante e vencer os desafios da jornada.

Tenho observado que o autoconhecimento é um elemento predominante para trilharmos a rota do sucesso em todos os sentidos. Faço dessa crença uma motivação para aprender a arte de dialogar comigo mesmo e isso amplia minha percepção do outro. Acredito que estar alinhado com nossa essência é fator determinante para realizar nossas metas profissionais e pessoais.

Creio que o espírito de cooperação das equipes, quanto mais refinado estiver, propiciará um clima favorável para ampliar as habilidades e alcançar resultados positivos. Acredito que não há fórmulas padrões para o sucesso, cada pessoa e empresa busca conhecimento, assimila e vai aplicar de acordo com sua natureza. Os vencedores do prêmio listados na matéria da PEGN revelam um mapa de distintos caminhos evidenciando a relevância da diversidade. Parabenizo todas pelo prêmio e desejo que a presença do sucesso seja constante em seus negócios empreendedores.

Transformar fracassos e erros em oportunidades é possível. A superação começa com a consciência de que podemos avançar. O passo a passo é um treino que nos ensina que aprender é o melhor caminho para melhorar.


Ivone Mourão
Até a próxima leitura da edição PEGN de janeiro/2011.

Para inspirar:
A imaginação é mais importante que o conhecimento.Albert Einstein

Nunca se pode concordar em rastejar, quando se sente ímpeto de voar.Helen Keller

Sempre procurei transformar os desastres em oportunidades.John Rockefeller

Um comentário:

Lillo G. disse...

TEM UM SELO PRA VC NO MEU BLOG. VAI LÁ BUSCAR. FLW!

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...