segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Presença rotina

A rotina é foco de reclamação de muitos. Mas, será mesmo que a rotina é tão algoz assim? Ou será que somos nós que descuidamos da nossa rotina a ponto dela nos sufocar? Claro que é mais fácil reclamar. Eu também faço parte desse coro que já reclamou muito da rotina. No entanto, tenho me esforçado para praticar mais a gratidão ao invés da reclamação. A rotina de agradecer é bem mais positiva. E quer saber? Aprendo todos os dias que o caminho fácil é uma escolha de muitos e que ter a coragem para escolher o caminho difícil é que fará a diferença em nossa jornada que é formada por tantos capítulos da rotina.

Muitos reclamam da rotina colocando o ônus no outro pelo fardo do cotidiano. Penso que é preciso olhar por outro ângulo e enxergar que é nossa a responsabilidade pela rotina. Sei que há muitos fatores negativos no cotidiano de grandes centros urbanos como o trânsito que irrita tantos. Mas, se evidenciarmos na rotina apenas esses pontos críticos, deixamos de perceber detalhes que podem fazer toda diferença no saldo de nosso dia.

Esses últimos dias tenho reclamado muito por conta do enjoo da gravidez. De fato não é nada agradável essa fase inicial da gestação. Mas reclamar não resolve. Hoje acordei pensando assim e decidi que o melhor a fazer é enfrentar esses primeiros meses aprendendo as lições dessa situação que é passageira. Logo minha rotina estará livre dos enjoos e outros desafios virão.

Que tal olhar com mais carinho para os momentos de sua rotina e extrair o melhor de cada acontecimento? Filtrar é positivo. O tempo de cada dia muitas vezes parece curto. Manhã, tarde e noite vão acontecendo e o ritmo é diferente para cada um. Costurar o tecido da rotina pode ser uma atividade que contemple momentos de prazer, relaxamento e alegria e nos façam observar quanta beleza há no ciclo da vida. Hoje mesmo é um dia consagrado por muitos como estressante por ser a segunda-feira. Será mesmo que ela precisa ser encarada dessa forma?

Nosso pensamento e ação definem os resultados de cada dia. A rotina é uma presença em nossa vida. Que eu possa cada dia acordar e dormir com a sensação leve de que estou fazendo o melhor em minha rotina. Vamos compartilhar bons momentos da rotina? Nem todo dia o céu é azul. Mas, até mesmo nos dias mais nublados há muito que viver!

Nenhum comentário:

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...