terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Impressões da edição janeiro 2012 PEGN

Já publiquei anteriormente em meu Blog e na Rede Social Ning PEGN minhas impressões mensais das edições da PEGN. Eu aprecio compartilhar tudo que é especial e minha leitura mensal da PEGN é sempre motivação para partilhar conteúdo empreendedor de qualidade. Há alguns meses não faço meu filtro e resolvi retomar a partir da edição de janeiro/2012. É um exercício nutritivo ler, aprender, praticar e compartilhar.

As matérias da edição de janeiro estão espetaculares. Adorei a indicação das tendências em alta para 2012. É muito interessante o link que fazemos a partir de cada item apresentado. Ao ler um dos itens de um dos setores promissores, negócios relacionados à qualidade de vida, já associei ao trabalho desenvolvido no Esppaço Alpha que oferece uma série de atividades que contempla esse foco tão precioso. É crescente o movimento de pessoas que buscam atividades que melhorem a qualidade de vida de forma integrada e há várias técnicas que como a meditação e yoga que contribui positivamente para ampliar o bem-estar. A exclusividade também é um nicho poderoso. E ao ler dois tópicos citados nesse segmento imediatamente lembrei-me da arte da minha amiga Amanda Paz que imprime seu talento em lembrancinhas para chá de bebê e na customização de seus figurinos que se tornam únicos. Diferencial com alto nível é cada vez mais valorizado.

E por falar em valor, as relações de negócios que tecemos estão inebriadas de valores que são recursos importantes para o desenvolvimento das empresas. Um valor inestimável é a confiança que estabelecemos com parcerias sólidas como a que estabelecemos com clientes, fornecedores e bancos. Aliás, como citado na reportagem “Como obter dinheiro para engrenar os negócios”, as instituições bancárias estão cada vez mais atentas ao crescimento das micros e pequenas empresas. Muitas vezes para expandir há necessidade de investimentos para melhorar a estrutura e nesse momento é preciso analisar as oportunidades para decidir qual melhor linha de crédito atende sua necessidade. Há um personagem relevante nesse processo que é o gerente do banco e, por experiência própria, nem sempre esse profissional é acessível para ouvir. O gerente nem sequer sabe qual produto ou serviço o cliente oferece, não tem interesse em conhecer a história da empresa, além de outros fatores negativos que ampliariam e muito minha lista. Outro problema desagradável é a mudança constante de gerente e quando ligamos para o banco é que descobrimos que houve a substituição. Muitos bancos perdem clientes por esses e outros motivos. A empresa que atuo está migrando de banco por que não temos uma relação próxima com os atuais bancos, não há motivações para permanecer. É tempo de mudar para melhorar e essa mudança veio com uma ótima indicação.

Por fim, quero parabenizar toda equipe da PEGN pela primeira edição de 2012. Que todos os empreendedores que já investem e que irão investir nas tendências e oportunidades de negócios citados na matéria de capa tenham sucesso turbinado em seus negócios.

Maria Ivone Neto Mourão
Equipe Marcos Turbo

Um comentário:

Lillo G. disse...

SEU BLOG É UM BLOG DIFERENTE, AGORA QUE PERCEBI. É INFORMATIVO. MEUS PARABÉNS!

DEPOIS PASSA LÁ:
http://thebigdogtales.blogspot.com/2012/01/lobisomens-persas-origem-7-parte.html

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...