segunda-feira, 8 de março de 2021

Preconceitos cotidianos

Já escrevi outras vezes sobre o preconceito que eu sinto na pele no meu setor de atuação. Infelizmente é uma prática recorrente que nós mulheres sofremos em diversos segmentos do mercado de trabalho, sem contar em tantas outras ocasiões do cotidiano que escancara a forma preconceituosa que vai se perpetuando na sociedade. O índice de violência contra a mulher é um dos desses tristes retratos.

Perdi as contas de algumas frases machistas que ouvi. Esses dias no trânsito ouvi um homem gritar a plenos pulmões com uma mulher dirigindo: “vai pro fogão que seu lugar é lá e não atrapalhando o trânsito.” Além de embrulhar meu estômago a fala nociva faz pipocar a lembrança de outras que eu já escutei, das quais vou citar apenas algumas para elencar o abuso que sofremos todos os dias:

 “Nossa seu marido não liga que você sai e viaja sozinha?” Com olhos arregalados do tipo que diz assim: nossa que doida!

“Até que você entende!” Com desdém.

“Você que escreveu esse texto?” Com ar duvidoso da minha capacidade!

“Uau você gosta de futebol e vai ao estádio?” Com espanto e crítica.
 
“olha a roupa dela que insinuante, depois não quer ser estrupada.” Nem vou comentar o tom dessa frase

“olha o cargo dela, deve estar saindo com o chefe.” Que asqueroso!

“tem coragem de amamentar na rua!” Sim eu amamentei minhas duas filhas e meu filho e nunca tive a mínima vergonha de fazê-lo em público.

Vou parar de citar antes que eu vomite. Ah e eu ouvi isso de mulheres e não apenas de homens. Cada frase dessa tem enredos que uma hora vou escrever em detalhes.

E para ilustrar esse post, a magnífica capa da Forbes com a inspiradora Djamila Ribeiro. Leia Djamila, leia tantas outras mulheres fantásticas! Parabéns todas as Mulheres nesse dia 08/03/2021. Dia que homenageia nossas conquistas e reforça todos os desafios que enfrentamos, todos os dias.

Nenhum comentário:

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...