quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Encantos de Ubatuba

A costa verde é uma das jóias do litoral de São Paulo, lá descobri Ubatuba, cidade abraçada pelo verde exuberante da Mata Atlântica e banhada pelo oceano Atlântico com seus tons de verdes e azuis. Lá onde cruza o trópico de capricórnio, vão surgindo em meio às montanhas praias que emolduram lindos cenários que prendem o olhar de quem vai dirigindo pela Rio-Santos, é irresistível não parar para fotografar ou simplesmente ficar alguns minutos contemplando a paisagem que suaviza o coração.

São belas praias que acompanham toda a costa, com certeza lá você vai encontrar a sua dentre tantas, tem a Praia Vermelha com ondas bravas ideais para os surfistas, a graciosa Itamambuca, nela o rio que vem descendo da montanha nos propicia deliciosos mergulhos na água doce depois do banho no mar. As ondas de Itamambuca são uma paixão para os praticantes de surf. Tem também a praia das Toninhas com árvores frondosas de sombras refrescantes que permitem passar doces manhãs ou tardes sentadas ao frescor das sombras sentindo a brisa que sopra trazida pelas ondas.

Outras praias como Itamambuca também tem esse encontro do rio com o oceano como a praia do Ubatumirim. Saindo da rodovia e pegando uma estrada de terra chega-se até ela, a visão é deslumbrante, uma extensa praia de areia batida e fina, com um rio que mergulha no mar, dá para atravessar ele nadando até o outro lado da praia e continuar a caminhada. Nessa praia o pessoal costuma ir para acampar.

Pegando uma estrada sinuosa que vai margeando a montanha vamos nos deparando com verdadeiros quadros naturais do mar com pequenas ilhas que afloram do fundo do oceano até chegar ao nosso destino, a Praia da Almada, ela fica entre duas montanhas cheias de pedras escorregadias, por isso é necessário ter cuidado ao andar nas pedras para evitar acidentes, passando por uma série delas chegamos ao outro lado para mergulhar em águas calmas e nos encantar com um cenário não menos admirável que os demais já vistos. A praia é pequena mais compensa a visita pela sua beleza, tem guias no local que oferecem passeios de barco, fica a dica, o passeio é singular, a imagem do lugar vista do mar ficará sempre na sua lembrança. O nome da praia é ideal, aquele lugar tem uma alma encantadora. Tem também a Praia do Félix que tem um cenário espetacular!

Outro passeio imperdível é a visita ao projeto Tamar que fica no centro da cidade. Esse é um trabalho louvável e que tem contribuído bastante para a preservação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Na sede do projeto tem exemplares de tartarugas que são uma graça e você tem a oportunidade de conhecer um pouco desse magnífico trabalho que está sendo realizado em várias praias da costa brasileira. E falando do centro da cidade, para quem se hospedar por ali, no final da tarde pode fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou patins, ou simplesmente sentar nos bancos da orla para um bom bate-papo ou uma boa leitura. Lá também tem opções de restaurantes, bares, sorveterias e diversas lojas.

Descendo algumas trilhas vamos descobrindo várias praias e cachoeiras. As cachoeiras são um espetáculo! Vale adentrar pelas trilhas para se deliciar no banho de águas límpidas que vão formando várias quedas, em uma delas tem um local que forma uma espécie de banheira de hidromassagem, é relaxante ficar ali sendo massageada pela força desse elemento tão rico que é a água. É importante ter cuidado nas cachoeiras para evitar acidentes já que em alguns pontos as pedras são muito escorregadias, é melhor não se arriscar, afinal, o mais importante em uma viagem é aproveitar o máximo os atrativos de forma segura para trazer na bagagem apenas recordações inesquecíveis.

Vale lembrar ainda que em Ubatuba ainda encontra-se preservada uma parte dessa rica floresta em biodiversidade que é a Mata Atlântica, que infelizmente, já foi tão severamente destruída ao longo desses anos de exploração a ponto de restar apenas xx % da floresta que outrora cobria xx % do território nacional. É relevante que os turistas que visitem essa região tenha essa consciência ecológica de respeito pela natureza. Precisamos entender de vez que valorizar o meio ambiente é vital para a continuidade da existência das espécies do planeta Terra, inclusive a nossa.

Ideal você reservar alguns dias para ir pegando a estrada e ir desbravando os vários locais que estão por perto de Ubatuba e que compõem a costa verde de São Paulo, como Caraguatatuba, Ilha Bela e São Sebastião, são cidades encantadoras em meio ao verde da mata atlântica em sintonia com o oceano Atlântico que vai desaguando suas ondas nas diversas praias, cada uma com uma peculiaridade diferente da outra, formando um conjunto de atrativos imperdíveis. São destinos que nos fazem viver intensos e prazerosos momentos que ficam registradas no nosso livro de memórias.

Nenhum comentário:

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...