quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O impacto do aquecimento global é da conta de todos

Isso mesmo. Todos nós pagaremos a conta dos efeitos que o aquecimento global já está causando e continuará a causar nos próximos anos. E a conta pode ser muito cara para todos. Esse problema tão discutido em acordos, congressos, encontros e tratados nacionais e internacionais é da conta de todos sim.

O aquecimento é global e mostra como essa grande aldeia na qual vivemos tem uma característica holística que interliga as partes no Todo e vice-versa. Como já dizia um sábio índio em uma carta tão conhecida: “Tudo está ligado”

É raro eu assistir TV e não é apenas por falta de tempo, é por opção mesmo. Mas tenho meus programas preferidos, um deles é o Bom Dia Brasil, em especial, as séries que eles sempre apresentam e hoje consegui ver o noticiário cuja abertura apresentou os resultados de uma pesquisa que reuniu instituições importantes no estudo dos efeitos do aquecimento na economia brasileira.

As mudanças climáticas estão em curso e irá alterar o cenário nos quatros cantos do país e do mundo. As escalas serão proporcionais, mas todos os lugares sentiram os resultados. Na agricultura, no clima, no litoral, na migração e nas diferentes atividades econômicas o aquecimento global irá influencia a dinâmica dos novos tempos.

Que os dados apontados nessa pesquisa não sirvam apenas de alerta. É preciso investir em tecnologias e compromissos firmes de todos os governos e da população porque o assunto é real no palco da vida. A sustentabilidade nunca esteve tão em moda. Mas, simplesmente falar não resolve, é hora de fazer a moda acontecer.

E por falar em sustentabilidade, é bom lembrar que todos nós estamos nesse barco e que a sustentabilidade é compromisso de cada ser humano também. Temos que ter consciência da responsabilidade de nossas escolhas.

Nenhum comentário:

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...