quinta-feira, 22 de abril de 2010

Professor Aprendiz

Cada indivíduo tem sua forma de estudar e no decorrer de nossa jornada estudamos de diversas maneiras e cada uma tem sua contribuição na nossa formação profissional e pessoal. A escola da vida é uma rede e cada teia tem seu valor e personagem ou personagens que moldam essa conexão.

Em todo esse processo encontra-se a figura do professor. Os Mestres com o incrível brilho no olhar revelando um espírito Aprendiz ficaram registrados no meu livro e estarão marcando sua presença eterna no meu espaço. É o que chamo de Professor Aprendiz que nos estimulava e continua a nos estimular a questionar, a desvendar as entrelinhas, a observar por diferentes ângulos, a enxergar além do óbvio e, principalmente, a fazer nossa própria releitura filtrando as relevâncias.

São professores que ouviam, respeitavam as diferenças, compartilhavam conosco suas experiências e exercitavam o feedback, aquele importante retorno que nos faz agradecer, refletir e melhorar. E por falar em melhor, hoje ao ler um e-mail enviado por uma amiga que é também merecedora do título de Professora Aprendiz, lembrei de professores especiais que conheci e convivi em diferentes momentos.

Da tradicional fase da Escola que vai do pré até o ensino médio, lembro de dois. Da faculdade são quatro eleitos e cada um muito divergente do outro. Tem os professores da família que nos ensinam com seu legado, sua força, seu amor, fé e que somado constitui a base na nossa estrutura. E aqui minha mãe, meu pai, meus avós e permanentemente minhas filhas são eternos professores.

E, claro, os amigos. Nossos irmãos que escolhemos. Anjos guiados pela Sincronicidade. Aqueles verdadeiros que contamos nos dedos de uma única mão. Quem enviou esta mensagem que inspirou essas palavras é uma delas. E é admirável sua busca por diversos conhecimentos e a generosidade com que compartilha com as pessoas as informações, sensações, intuições e suas percepções com tom alegre, motivador, investigativo e profundo.

Fatyma de Moraes é uma Professora Aprendiz com sua essência iluminada pela sede de sabedoria.Que eu possa aprender cada vez mais com meus Professores Aprendizes a me tornar um ser humano cada dia melhor. Obrigada Mestres Iluminados!

Nenhum comentário:

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...