Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Múltiplos retratos da cidade

Andar pela cidade é uma oportunidade para percebermos a diversidade que encontramos nos múltiplos retratos que ela revela. Posso olhar com foco na arquitetura e urbanismo, na cultura, nos costumes, no movimento econômico, na dinâmica social e tantas outras leituras. No centro tem um cenário, nos bairros são outros e cada um tem o seu diferencial.

Moro entre duas avenidas com características diferentes. Na Av. Antonio C. Costa, ou simplesmente C Costa como chamamos, o comércio expandiu-se com novos estabelecimentos e está difícil encontrar lugar para estacionar. Eu prefiro circular por lá a pé. Têm correios, bancos, lojas de roupas e calçados, academia, loja de carros, supermercados, restaurantes, veterinárias e muitos mais. É também rota de muitos ônibus que levam ao centro, Vila Yara, Pinheiros, Lapa. Quando preciso de sapateiro, chaveiro, papelaria, material de construção, fotos, dentista, bancos, cachorro quente e tantos outros serviços, é aqui que vou quase diariamente.

A outra avenida é a Analice Sakatauskas. O forte desta avenida é o número de salões de beleza. São vários, pequenos, grandes, novos, os já tradicionais, e estão sempre com clientes. É um reflexo de como o segmento beleza está em alta e a tendência é de expansão contínua. Ótimo para a indústria de cosméticos e prestadores de serviços da área. Mas na Analice não tem apenas salões. Tem uma loja de calçados maravilhosa chamada Carlitos. Conta com bazar, empresas, concessionária Volks, oficinas, autopeças, clínica odontológica e outras opções comerciais.

E no domingo a Analice se transforma. É o dia da Feira. Imperdível o pastel da banca próxima ao prédio. Sim tem um prédio residencial na avenida Analice que ainda tem casas. O domingo é multicolorido e cheio de aromas da feira. Frutas, verduras, legumes, grãos e as bancas repletas de variedades. Se gostar de tapioca irá se deliciar na banca da simpática senhora no final ou começo da feira (depende de onde você inicia). E, claro, a banca das plantas e flores que eu adoro.

Entre essas duas avenidas estão o Bela Vista, Jardim Aliança, Jardim Ipê, Cipava e outros bairros. Ruas, pessoas, escolas, igrejas, casas antigas, sobrados novos, praças, crianças, idosos, jovens e uma grande mistura que forma a paisagem da cidade. Eu moro no mesmo bairro do Esppaço Alpha, um excelente centro holístico um excelente centro holístico que tem yoga, acupuntura, coaching, pnl, reiki e muito mais. Aqui é o Bela Vista e gosto muito daqui, da minha rua, da casa, da proximidade com o centro, das facilidades de ter tudo perto e ainda assim sentir a paz de sentar na calçada no final da tarde. Meu iluminado e turbinado ambiente enfeitado com flores, turbos, música, alegria e energia positiva. "DIAS MELHORES PRA SEMPRE"

Nenhum comentário: