segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Novembro turbinado

Todos os meses são diferentes, seja por uma comemoração especial, um acontecimento inesperado, um evento, um aniversário, uma chegada, uma partida. Cada mês com suas semanas e dias que possibilitam a realização das nossas atividades, a ampliação do conhecimento, o contato mais próximo com as pessoas, a presença, a ausência, a saudade e a proximidade com quem amamos.

Novembro foi marcante! Consegui eliminar uma pedra no meu caminho. E que pedra dolorida. Agora ela já é passado e o que ficou foram as lições das “palavras não ditas” que precisam sim de hidratação e expressão. Falar do sentimento pode ser difícil mas é libertador. Pensar é extremamente importante. Refletir, fundamental. Mudar exige coragem e uma generosa dose de iniciativa. O primeiro passo é essencial. E como é essencial viver! A vida é um milagre que se renova a cada instante.

Em novembro finalmente consegui colocar a Loja Virtual Marcos Turbo no ar. Ainda está faltando ajustes, mas vou aprimorando gradativamente. O Blog Cidades Turbinadas está acontecendo. Tem uma fila de cidades para pesquisar e publicar. Uma viagem virtual para o Norte, Sudeste e Sul. Foram sete publicações, sete cidades diferentes, das quais conheço duas presencialmente. Aliás, conheço pouco porque toda cidade tem muitos atrativos que nos convidam a visitar e descobrir coisas novas sempre.

E por falar em novo, já estamos próximo de mais um ano novo. As luzes do Natal estão brilhando pelas cidades e anunciam a chegada de um tempo de paz, amor, união. Lembra cheiros de Natal com a mesa farta para receber família e amigos. O Natal é emoção, festa, alegria. São muitos os símbolos do Natal e tenho os meus preferidos: a estrela e o abraço.

Os preparativos estão em curso para os encontros, as comemorações e as confraternizações das empresas e famílias. Todo um clima com uma energia receptiva que nos prepara para renovar a fé e iniciar um novo ano com entusiasmo e determinação para alcançar as metas que definirmos. É hora de planejar e se precisar mudar, mude já! O presente é agora e a vida está pulsando por todos os cantos. O verão está nos saudando com muito calor e sinalizando que 2010 está chegando!

Apesar do período de repouso, que nem foi tão repouso assim, consegui uma produtividade favorável em novembro. Os bons resultados são animadores. A gratidão que sinto é imensa. Obrigada, obrigada, obrigada por tudo. Pelas manifestações carinhosas da família e amigos que moram no meu coração. Sou abençoada por ter personagens tão maravilhosos no meu livro vida. Amém! Viva a diversidade da Vida. Minhas filhas são tão diferentes, tão únicas e tão próximas ao mesmo tempo.
Valorize sua essência e o que é especialmente você. Você é exclusiva e tem recursos formidáveis para conquistar seus sonhos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O impacto do aquecimento global é da conta de todos

Isso mesmo. Todos nós pagaremos a conta dos efeitos que o aquecimento global já está causando e continuará a causar nos próximos anos. E a conta pode ser muito cara para todos. Esse problema tão discutido em acordos, congressos, encontros e tratados nacionais e internacionais é da conta de todos sim.

O aquecimento é global e mostra como essa grande aldeia na qual vivemos tem uma característica holística que interliga as partes no Todo e vice-versa. Como já dizia um sábio índio em uma carta tão conhecida: “Tudo está ligado”

É raro eu assistir TV e não é apenas por falta de tempo, é por opção mesmo. Mas tenho meus programas preferidos, um deles é o Bom Dia Brasil, em especial, as séries que eles sempre apresentam e hoje consegui ver o noticiário cuja abertura apresentou os resultados de uma pesquisa que reuniu instituições importantes no estudo dos efeitos do aquecimento na economia brasileira.

As mudanças climáticas estão em curso e irá alterar o cenário nos quatros cantos do país e do mundo. As escalas serão proporcionais, mas todos os lugares sentiram os resultados. Na agricultura, no clima, no litoral, na migração e nas diferentes atividades econômicas o aquecimento global irá influencia a dinâmica dos novos tempos.

Que os dados apontados nessa pesquisa não sirvam apenas de alerta. É preciso investir em tecnologias e compromissos firmes de todos os governos e da população porque o assunto é real no palco da vida. A sustentabilidade nunca esteve tão em moda. Mas, simplesmente falar não resolve, é hora de fazer a moda acontecer.

E por falar em sustentabilidade, é bom lembrar que todos nós estamos nesse barco e que a sustentabilidade é compromisso de cada ser humano também. Temos que ter consciência da responsabilidade de nossas escolhas.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sono sem sonho anestésico

Como é bom estar em casa depois de ficar internada no Hospital. Com essa somou-se 3 vezes, sendo que nas últimas duas foram especiais, parto normal, sem anestesia. Dessa vez uma pedra no meu caminho. E que pedra trabalhosa! Felizmente tudo correu bem, não me lembro de ter sonhado durante a cirurgia, mas lembro nitidamente das últimas imagens que vislumbrei antes de cair no sono anestésico.
O melhor de tudo é despertar. Ufa! Acordar é um bálsamo daqueles que não há como explicar. Sentir a vida pulsar nos batimentos cardíacos e no silêncio do coração é uma sensação tão vibrante que nos damos conta do milagre da vida. Penso em quantas vezes deixamos de agradecer o dia que nasce, o orvalho da manhã, os raios de Sol que entram pela janela e inundam o ambiente de energia dourada. Obrigada Vida em toda sua plenitude.

O difícil agora é repousar com tanta disposição para fazer acontecer. O final do ano chegou e 2010 anuncia um novo tempo. Mas, o repouso é necessário e tudo tem a hora oportuna. Não podemos descuidar da saúde. Nosso corpo é um Templo Sagrado e o cuidar de si deve fazer parte da rotina de todas as pessoas.
Equilíbrio é saúde e qualidade de vida.

Meu sono está tranqüilo. Meus sonhos são raros, porém, intensos e com muito significado. Tenho clareza das minhas metas reais e sei que tenho capacidade de realizá-las com fé, persistência, determinação, coragem e, acima de tudo, muito amor. Meu propósito maior é melhorar sempre. Podemos sempre fazer melhor porque estamos aqui para evoluir!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A lua espelhada no rio

Sai da praia no entardecer e logo a noite caiu na estrada. Fazia tempo que não contemplava a lua em um céu tão límpido e azul. Sua luz penetrava nas árvores e de novo ela surgia deslumbrante no céu de primavera. Um espetáculo que hipnotizou minha pequena Isa que adormeceu olhando para a “UA”. Que delícia dormir assim com essa visão enigmática.

E o mais encantador foi ver a luz do luar espelhada no rio. Dava para sentir a maré dançando leve com o toque da melodia do luar e com a sensibilidade da brisa que soprava. E ver a claridade do luar me trouxe recordações felizes da infância, das caminhadas nas estradas estreitas do sítio, dos vagalumes, das conversas iluminadas pela luz do luar que tem um tom tão majestoso na noite do sertão.

E ver a Lua tão mágica no céu me fez lembrar da minha amiga Fatyma de Moraes que me ensinou como as fases lunares movimentam nossas emoções. A Lua e suas ligações com os elementos, em especial, a água. A posição da Lua no mapa, nos trânsitos e em tantos aspectos astrológicos. As mulheres tem o mesmo ciclo lunar, 28 dias. E cada fase é um apendizado e como temos oportunidades de aprender com as energias que circulam no universo e em nosso caminho.

E por falar em caminho, logo chegamos ao espaço urbano que tanto amo. E a noite da cidade brilhava com as luzes de múltiplas cores e formatos. Mas, nenhuma delas competia com a magnífica Lua que derramava sua beleza em todos os cantos.Aliás, as luzes só ficavam ainda mais enaltecidas pelo luar, da mesma forma que as estrelas ficam mais cintilantes com a grandeza da fase crescente lunar que prepara para o ápice da Lua Plena, da Lua Cheia.

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...