quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sacrifício por um propósito

Uma situação recente me fez refletir muito sobre a lição do sacrifício. Tive que fazer certo procedimento por conta de um exame que me causou muito desconforto. Madrugada demorada, os minutos lentos, mas de repente senti uma mansidão em meio a dor que me fez ver que tudo tem um propósito e é preciso compreender o significado do sacrifício com uma visão mais apurada.

Comecei a pensar em quantos sacrifícios já fiz por um objetivo maior. Percebi que os sacrifícios são situações de nossa caminhada que nos ensinam muito e quando alcançamos o que desejamos agradecemos pela força, fé e coragem de ter conseguido se sacrificar em momentos definitivos.

É comum ouvir as pessoas apenas lamentarem o “incômodo” de uma situação que exige um esforço maior do seu corpo e mente. Mas são também surpreendentes os resultados das pessoas que mostram que os momentos difíceis são valiosos quanto há o entendimento das lições, afinal, tudo tem um sentido e cada acontecimento é uma ponte que nos convida a ampliar nossa habilidade de superar dificuldades e isso nos torna cada vez mais persistente para seguir adiante no caminho da evolução.

Fazendo uma “retro” percebo que demorei a assumir uma atitude mais serena diante dos obstáculos sem, no entanto, ficar remoendo o passado. Afinal, como bem escreveu Mário de Andrade: “O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir”. Demorei também a enxergar que o sacrifício não é apenas sinônimo de dor. O tempo, a experiência e muito aprendizado são capítulos dessa jornada. E, nessa trajetória, o mais importante é que aprendi concentrar minhas energias no presente para projetar o futuro.

Eu poderia enumerar alguns exemplos de sacrifícios, mas, ao terminar de escrever essas linhas, lembrei de uma pessoa especial cujo sacrifício é notável para realizar um trabalho que desenvolve com muita paixão e imprime nele sua essência. Sua história Alpha mostra que o sucesso é um passo a passo de conquistas que constroem uma história escrita com muita coragem, fé, determinação, criatividade, inovação e, acima, de tudo, muito amor pelo que faz. Parabéns por seu exemplo inspirador: Fátyma de Moraes.

Nenhum comentário:

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...